Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGregori, Roberto de
dc.creatorPalmeiras, Jênifer de Brum
dc.date.accessioned2014-04-28
dc.date.accessioned2014-04-28T13:18:37Z
dc.date.available2014-04-28T13:18:37Z
dc.date.issued2013-01-19
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/190
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis research aims to analyze the implementation of the Merit System in the city of Carazinho/ RS from the perception of managers, teachers, students and parents. Therefore, we measured the degree of importance of different skills of teachers and classes to implement the merit system. The research began with a qualitative exploratory stage, to identify and define the attributes (skills) required an initial analysis, and the categories facilitate or hamper merit evaluation. And step descriptive and quantitative, with two instruments, measuring the degree of importance of skills and categories. After analysis of the results in qualitative and quantitative research, it was concluded that the implementation of a merit system is possible, since resolved and measured the main hindering, seeking improvements in the quality of educational services. The respective shares for a pos'sivel deployment process necessarily pass through the solution of problems relating to the office of teacher, as qualification and continuous training to management, even the basic conditions for the job. As the skills of teachers, the results indicate differences between what teachers emphasize how important that managers and emphasize the priority to provide educational services, thus suggesting that normatizem-laws and define which skills, which in fact, are essential for the post of lecturer. The results indicate that the process of implementing the merit system goes beyond public administrators and teachers themselves, he enters any society that calls for education level of excellence.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectMeritocraciapor
dc.subjectConhecimentopor
dc.subjectHabilidadespor
dc.subjectAtitudepor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectGestão públicapor
dc.titleO sistema de mérito na educação municipal de Carazinho/RS na percepção dos professores, gestores, pais e alunospor
dc.title.alternativeThe merit system of education in municipal Carazinho / RS under the perception of teachers, parents and students managerseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Tapejara, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Pública, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar a implantação do Sistema de Mérito no município de Carazinho/RS a partir da percepção dos gestores, professores, alunos e pais. Para tanto, foram mensurados o grau de importância das diferentes competências dos professores e as categorias para implantação do sistema de mérito. A pesquisa iniciou com uma etapa exploratória qualitativa, para identificação e definição dos atributos (competências) necessários numa primeira análise, bem como as categorias em nível de facilitadores e dificultadores da avaliação de mérito. Esta etapa exploratória proporcionou o desenvolvimento da pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo com a utilização de dois instrumentos. Após análise dos dados obtidos na pesquisa quali-quanti, concluiu-se que a implantação de um sistema de mérito é possível, desde que resolvidos e mensurados os principais dificultadores, buscando melhorias na qualidade dos serviços educacionais. As respectivas ações para um possível processo de implantação passam necessariamente pela solução de problemas referentes ao ofício de professor, como qualificação contínua e treinamento para gestão, até as condições básicas para o trabalho. Quanto as competências dos professores, os resultados apontam divergências entre o que os professores destacam como importante e o que os gestores enfatizam como prioridade para prestar os serviços educacionais, sugerindo assim, regramentos que normatizem e definam qual as competências necessárias, que de fato, são imprescindíveis para o cargo de docente. Os resultados indicam que o processo de implantação do sistema de mérito vai além dos gestores públicos e professores em si, ele adentra toda a sociedade que necessita de educação em nível de excelência.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Pública - EaD [307]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Pública - EaD

Mostrar registro simples