dc.contributor.advisor | Leães Filho, Wenceslau Virgilio Cardoso | |
dc.creator | Garbini, Fernanda Zanette | |
dc.date.accessioned | 2016-07-18T15:27:06Z | |
dc.date.available | 2016-07-18T15:27:06Z | |
dc.date.issued | 2006-09 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1910 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | When analyzing the effective educational conjuncture, is observed that the
pedagogical trends praise the integral formation of the citizen for conscientious performance
in the society. The present objective study to investigate the paper of the Physical Education
in the development of the criticidade and autonomy of children and adolescents. Initiate with
a reflection of disciplines, beyond the action of the professor in this context, searched
clarifications regarding the subject. The used methodology was one analyzes fenomenologica
hermeneutics, from the application of interviews to the professors of Physical Education of
Basic Teach and Average Education of public and private schools of Saint Maria, observing excellent aspects of practical pedagogical as the planning, objectives, methodology and evaluation, verifying that the didactic-metodológica action promotes the criticidade and autonomy, giving credit itself that these are determinative for formation of citizens capable to intervine positively in the society, thus legitimizing the importance of the Physical Education in the series initials. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Criticidade | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.title | A Educação Física como meio para desenvolver a criticidade e autonomia em crianças e adolescentes | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Ao analisar a conjuntura educacional vigente, observa-se que as tendências
pedagógicas preconizam a formação integral do cidadão para atuação consciente na
sociedade. O presente estudo objetiva investigar o papel da Educação Física no
desenvolvimento da criticidade e autonomia de crianças e adolescentes. Iniciado com uma
reflexão da disciplina, além da ação do professor neste contexto, buscou-se esclarecimentos a
respeito do tema. A metodologia usada foi uma analise fenomenológica hermenêutica, a partir
da aplicação de entrevistas aos professores de Educação Física do Ensino Fundamental e
Ensino Médio de escolas públicas e privadas de Santa Maria, observando aspectos relevantes
da prática pedagógica como planejamento, objetivos, metodologia e avaliação, verificando
que a ação didático-metodológica promove a criticidade e autonomia, acreditando-se que
estas sejam determinantes para formação de cidadãos capazes de intervir positivamente na
sociedade, legitimando assim a importância da Educação Física nas séries iniciais. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |