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dc.contributor.advisorCechella, Claudio
dc.creatorGiuliani, Janaina Aires
dc.date.accessioned2016-07-19T13:59:36Z
dc.date.available2016-07-19T13:59:36Z
dc.date.issued2006
dc.date.submitted2006
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1914
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Fonoaudiologia, RS, 2006.por
dc.description.abstractReading is the path to a great variety of information. The inability to learn how to read in the first school years keeps the child away from the educational progress in other areas of school curriculum. The knowledge of acquisition and development of reading abilities in children favors the understanding of learning difficulties. This research was done aiming to investigate and compare the elementary school 2nd and 3rd grades children’s performance in reading single words, as well as analyze the strategy used by these children in reading. There were 53 children evaluated, 24 from 2nd grade and 29 from 3rd grade, being 28 male and 25 female with average age between 8 and 10 years old. All children from the sample were submitted to single word reading evaluation proposed by Salles (2001). At the end of the research, the analysis of the obtained results allowed, among other conclusions, the following: the single word reading evaluation permitted to analyze the reading accuracy and the characteristics of the use of reading routes in the evaluated children; in the studied sample, despite the preponderance of using the phonologicic route in the reading task some evidences of using the lexical route were found that’s why both word reading routes were considered functional in the evaluated children and the results found are in agreement with the indications found in the consulted literature and characterize the typical reading development in early grades.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectRotas de leiturapor
dc.subjectModelos cognitivos de leiturapor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleHabilidades de leitura em escolares de 2ª e 3ª séries do ensino fundamental: abordagem cognitivapor
dc.title.alternativeReading abilities in students from the 2nd and 3rd grades of the fundamental level: cognitive approacheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationFonoaudiologiapor
dc.description.resumoA leitura é a via de acesso para uma grande variedade de informações. A incapacidade de aprender a ler nos primeiros anos escolares mantém a criança afastada do progresso educacional em outras áreas do currículo escolar. O conhecimento da aquisição e desenvolvimento das habilidades de leitura em crianças favorece a compreensão das dificuldades do seu aprendizado. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar e comparar o desempenho de crianças de segunda e terceira séries do Ensino Fundamental na leitura de palavras isoladas, assim como analisar a(s) estratégia(s) usada(s) por estas crianças na leitura. Foram avaliadas 53 crianças, 24 cursando a segunda série e 29 cursando a terceira série, sendo 28 crianças do sexo masculino e 25 do sexo feminino, com idades médias entre 8 e 10 anos. Todas as crianças da amostra foram submetidas à avaliação da leitura de palavras isoladas proposta por Salles (2001). Ao final da pesquisa, a análise dos resultados obtidos permitiu, entre outras, as seguintes conclusões: a avaliação da leitura de palavras isoladas permitiu analisar a precisão de leitura e as características de uso das rotas de leitura nas crianças avaliadas; na amostra estudada, apesar do predomínio do uso da rota fonológica na tarefa de leitura foram constatadas evidências do uso da rota lexical, razão pela qual ambas as rotas de leitura de palavras foram consideradas funcionais nas crianças avaliadas. Os resultados encontrados são concordantes com os referenciais encontrados na literatura consultada e caracterizam o desenvolvimento típico da leitura nas séries iniciais.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências da Saúdepor


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  • Fonoaudiologia [46]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Fonoaudiologia

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