Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Vanessa Obem dos
dc.date.accessioned2019-12-27T14:54:32Z
dc.date.available2019-12-27T14:54:32Z
dc.date.issued2019-03-26
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19235
dc.description.abstractThe present research presents a cross language study, from the drawing to the installation from the artist 's approach to dogs in the condition of free transit in public spaces in the cities of Santa Maria and Santiago - Rio Grande do Sul. I consider the image of dogs as a theme of reference to propose to think the art from the near reality - the university campuses. The process of poetic research takes place in public places and in passing, and so I take as a foundation the theoretical basis that is based on Marc Augé, to reflect on the production and intervention in places of passage, bringing questions concerning the drawing that expands occupying public spaces. I propose to think of the visual representation of dogs to bring possibilities of drawing as a way of expanding and also integrating, through the transparency of the support to the exhibition spaces.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectArte e visualidadepor
dc.subjectDesenhopor
dc.subjectInstalaçãopor
dc.subjectCãespor
dc.subjectContemporary arteng
dc.subjectArt and visualitypor
dc.subjectDrawingeng
dc.subjectInstallation arteng
dc.subjectDogseng
dc.titleDesenho e presença: o cão em lugares públicospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa apresenta o percorrer entre linguagens, do desenho a instalação a partir da aproximação da artista a cães na condição de livre trânsito em espaços públicos nas cidades de Santa Maria e Santiago – Rio Grande do Sul. Considero a imagem de cães como tema de referência para propor pensar a arte a partir da realidade próxima – os campi universitários. O processo de pesquisa poética se dá em locais públicos e de passagem, e assim tomo como fundamento a base teórica que se sustenta em Marc Augé, para refletir sobre a produção e intervenção em locais de passagem, trazendo questões referentes ao desenho que se expande ocupando espaços públicos. Proponho pensar a representação visual dos cães para trazer possibilidades do desenho como forma de se expandir e também integrar, através da transparência do suporte aos espaços expositivos.por
dc.contributor.advisor1Stumm, Rebeca Lenize
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2180723274611305por
dc.contributor.referee1Moreira, Altamir
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6180609329576172por
dc.contributor.referee2Barachini, Teresinha
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2118563938166344por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2282512582307027por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentArtespor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Visuaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International