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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorGattiboni, Lorena Dalcin
dc.date.accessioned2016-07-20T15:11:53Z
dc.date.available2016-07-20T15:11:53Z
dc.date.issued2008-02-25
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1923
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis work developed in the Postgraduate in Educational Management, a bibliographical study, objectified to understand the process of pertaining to school management and verify as the school management cam make possible alternatives to transform the nature of practical pedagogical ones, in order to develop the emancipation and quality education area. This inquiry used estimated theoreticians the principles of PAULO FREIRE (1987), DAMKE (1995), FREITAS (2001), LÜCK (2006), and others. When investigated approaching the thematic one, we obtain a bigger agreement in what is about problematic and liberating conception of the education and on pertaining to school management. Having in mind the presented particularities, this research glimpses that the educative actions cam be processed, in search of new alternatives for the education inside of a context of democratic management, through a problematic and liberating bias, in which the school relevance is in educating for the exercise of the responsible citizenship, promoting the participation of all citizens in the pertaining to school management.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectEmancipaçãopor
dc.titleA concepção problematizadora e libertadora da educação e a gestão escolar: o desafio da realidadepor
dc.title.alternativeConception problem and liberator of the education and the pertaining to school management: the challeng of the realityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoEste trabalho desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional, um estudo bibliográfico, objetivou compreender o processo de gestão escolar e verificar como a gestão da escola pode viabilizar alternativas para ressignificar a natureza das práticas pedagógicas de modo a potencializar uma educação emancipatória e de qualidade. Esta investigação usou como pressupostos teóricos os princípios de PAULO FREIRE (1987), DAMKE (1995), FREITAS (2001), LÜCK (2006), entre outros. Ao abordarmos a temática investigada, conseguimos ter um entendimento maior no que se trata de concepção problematizadora e libertadora da educação e sobre gestão escolar. Tendo em vista as particularidades apresentadas, esta pesquisa vislumbra que as ações educativas possam ser ressignificadas, em busca de novas alternativas para a educação, dentro de um contexto de Gestão Democrática, através de um viés problematizador e libertador, no qual a relevância da escola está em educar para o exercício da cidadania responsável, promovendo a participação de todos os sujeitos na gestão escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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