dc.contributor.advisor | Mousquer, Maria Elizabete Londero | |
dc.creator | Pasa, Iliane Raminelli | |
dc.date.accessioned | 2020-01-02T12:09:39Z | |
dc.date.available | 2020-01-02T12:09:39Z | |
dc.date.issued | 2015-11-28 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19249 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | The aim of this monographic study was to investigate actions that may be developed
at school studied to have a greater participation of the family in the socialization
process, interaction and integral development of the student with the theme “The
school and the family in process of construction of citizenship”. It points out that the
main task of participation in school is to minimize the problems of learning and it
should be shared among all, and mainly with family, commitment of parents to the
school, where the role is to encourage the children in their cognitive development.
The purpose of this study is the reflecting on a pedagogical approach between family
and school, for the self-efficacy contribution in the student learning process. It is not
for only the school the responsibility to reshape the values and make decisions that
may interfere with the attempt to organize, to regulate and decide school course, but
also up to parents to lead their children to an education based on the values of
respect for others in understanding of dynamic web in the development of conscious
behavioral practices. Therefore, it is in the school universe that new experiences flow
helping to encourage changes in attitudes. The results show that the democratic
management is seeking to improve the teaching learning, but it does not depend only
school, it is a task for everyone, parents, administrators, teachers, students and the
entire school community. For this purpose, a research with qualitative approach with
technical procedures for case study was conducted by applying a questionnaire to
teachers, administrators and parents. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | por |
dc.subject | Family | eng |
dc.subject | School | eng |
dc.subject | Teaching and learning | eng |
dc.title | A escola e a família no processo de construção da cidadania | por |
dc.title.alternative | School and family in the process of construction of citizenship | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sobradinho, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho monográfico foi pesquisar ações que poderão ser
desenvolvidas na escola pesquisada para haver maior participação da família no
processo de socialização, interação e desenvolvimento integral do educando com o
tema A escola e a família no processo de construção da cidadania. Destaca que a
tarefa principal da participação na escola é minimizar os problemas de
aprendizagem e deve ser compartilhado entre todos e, acima de tudo, com a família,
no comprometimento dos pais com a escola, onde seu papel é estimular a criança
em seu desenvolvimento cognitivo. A finalidade deste estudo situa-se na reflexão
sobre uma abordagem pedagógica entre família e escola, para a contribuição da
auto eficácia no processo de aprendizagem do aluno. Não cabe apenas a escola a
responsabilidade de reformular os valores e tomar decisões que possam interferir na
tentativa de organizar, de normatizar e decidir os rumos da escola, mas também
cabe aos pais conduzirem seus filhos a uma educação pautada nos valores do
respeito aos outros na compreensão da teia dinâmica do desenvolvimento de
práticas comportamentais conscientes. Portanto, é no universo escolar que as novas
experiências fluem contribuindo para estimular as mudanças de atitudes. Os
resultados obtidos apontam que a gestão democrática está buscando metas de
melhoria do processo ensino aprendizagem, mas não depende apenas da escola, é
uma tarefa de todos, pais, gestores, professores, alunos e toda a comunidade
escolar. Para esse propósito, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa
com procedimentos técnicos de estudo de caso, através da aplicação de
questionário aos professores, gestores e pais. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |