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dc.contributor.advisorMousquer, Maria Elizabete Londero
dc.creatorPasa, Iliane Raminelli
dc.date.accessioned2020-01-02T12:09:39Z
dc.date.available2020-01-02T12:09:39Z
dc.date.issued2015-11-28
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19249
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe aim of this monographic study was to investigate actions that may be developed at school studied to have a greater participation of the family in the socialization process, interaction and integral development of the student with the theme “The school and the family in process of construction of citizenship”. It points out that the main task of participation in school is to minimize the problems of learning and it should be shared among all, and mainly with family, commitment of parents to the school, where the role is to encourage the children in their cognitive development. The purpose of this study is the reflecting on a pedagogical approach between family and school, for the self-efficacy contribution in the student learning process. It is not for only the school the responsibility to reshape the values and make decisions that may interfere with the attempt to organize, to regulate and decide school course, but also up to parents to lead their children to an education based on the values of respect for others in understanding of dynamic web in the development of conscious behavioral practices. Therefore, it is in the school universe that new experiences flow helping to encourage changes in attitudes. The results show that the democratic management is seeking to improve the teaching learning, but it does not depend only school, it is a task for everyone, parents, administrators, teachers, students and the entire school community. For this purpose, a research with qualitative approach with technical procedures for case study was conducted by applying a questionnaire to teachers, administrators and parents.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFamíliapor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectFamilyeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectTeaching and learningeng
dc.titleA escola e a família no processo de construção da cidadaniapor
dc.title.alternativeSchool and family in the process of construction of citizenshipeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sobradinho, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho monográfico foi pesquisar ações que poderão ser desenvolvidas na escola pesquisada para haver maior participação da família no processo de socialização, interação e desenvolvimento integral do educando com o tema A escola e a família no processo de construção da cidadania. Destaca que a tarefa principal da participação na escola é minimizar os problemas de aprendizagem e deve ser compartilhado entre todos e, acima de tudo, com a família, no comprometimento dos pais com a escola, onde seu papel é estimular a criança em seu desenvolvimento cognitivo. A finalidade deste estudo situa-se na reflexão sobre uma abordagem pedagógica entre família e escola, para a contribuição da auto eficácia no processo de aprendizagem do aluno. Não cabe apenas a escola a responsabilidade de reformular os valores e tomar decisões que possam interferir na tentativa de organizar, de normatizar e decidir os rumos da escola, mas também cabe aos pais conduzirem seus filhos a uma educação pautada nos valores do respeito aos outros na compreensão da teia dinâmica do desenvolvimento de práticas comportamentais conscientes. Portanto, é no universo escolar que as novas experiências fluem contribuindo para estimular as mudanças de atitudes. Os resultados obtidos apontam que a gestão democrática está buscando metas de melhoria do processo ensino aprendizagem, mas não depende apenas da escola, é uma tarefa de todos, pais, gestores, professores, alunos e toda a comunidade escolar. Para esse propósito, foi realizada uma pesquisa com abordagem qualitativa com procedimentos técnicos de estudo de caso, através da aplicação de questionário aos professores, gestores e pais.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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