dc.contributor.advisor | Zanella, Ângela Kemel | |
dc.creator | Guterres, Glauco Coccaro | |
dc.date.accessioned | 2020-01-02T12:52:59Z | |
dc.date.available | 2020-01-02T12:52:59Z | |
dc.date.issued | 2015-02-21 | |
dc.date.submitted | 2015 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19251 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desportos, Curso de Especialização em Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD, RS, 2015. | por |
dc.description.abstract | This work is characterized as an experimental research study, longitudinal, observational and descriptive aiming to relate the play activities of capoeira with the level of flexibility and balance children of the 3rd grade of elementary school of a school of public schools of the city of Quaraí / RS. After collecting and analyzing the data, associating the findings in the survey to other studies, we came to the conclusion that the Capoeira can contribute in a positive way to promote the development of flexibility and balance of students. Therefore, capoeira can and should make up the curriculum of physical education and that this becomes an instrument of great importance for motor development in the early school years. One aspect to be highlighted refers to a possible limitation of this study, given that other factors that influence the flexibility and balance were not addressed in this study, such as anthropometric measurements, body composition, genetic factors, lifestyle, etc. While Capoeira is an important element of our culture and much discussed in its historical context, it still needs further research with regard to performance and physical qualities. Therefore, it is necessary to develop further research aimed at identifying the benefits of capoeira, as well as the main factors involved in their practice. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Equilíbrio | por |
dc.subject | Flexibilidade | por |
dc.subject | Capoeira | por |
dc.subject | Balance | eng |
dc.subject | Flexibility | eng |
dc.title | Aprendizagem lúdica da capoeira e nível de flexibilidade e equilíbrio de escolares dos anos iniciais | por |
dc.title.alternative | Playful learning capoeira and level of flexibility and balance of the school initial years | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Quarai, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Infantil e Anos Iniciais, EaD | por |
dc.description.resumo | Este trabalho se caracteriza por ser uma pesquisa de caráter experimental, longitudinal, observacional e descritiva tendo como objetivo relacionar as atividades lúdicas da capoeira com o nível de flexibilidade e equilíbrio de crianças do 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública estadual da cidade de Quaraí/RS. Após a coleta e análise dos dados, associando os achados na pesquisa a outros estudos, chegou-se a conclusão de que a Capoeira pode contribuir de maneira positiva a fim de promover o desenvolvimento da flexibilidade e do equilíbrio dos educandos. Diante disso, a Capoeira pode e deve compor o currículo da educação física escolar e que esta passa a ser um instrumento de grande importância para o desenvolvimento motor em escolares dos anos iniciais. Um aspecto a ser destacado refere-se a uma possível limitação desta pesquisa, haja vista que outros fatores que influenciam a flexibilidade e o equilíbrio não foram abordados neste estudo, tais como medidas antropométricas, composição corporal, fatores genéticos, estilo de vida, etc. Embora a Capoeira seja um elemento importante da nossa cultura e muito discutido no seu contexto histórico, ela ainda carece de pesquisas mais aprofundadas no que se refere ao desempenho e as qualidades físicas. Portanto, faz-se necessário o desenvolvimento de outras pesquisas que visem identificar os benefícios da capoeira, bem como, os principais fatores que intervêm à sua prática. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |