Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMarin, Marilu Favarin
dc.creatorGarlet, Daiane
dc.date.accessioned2016-07-21T12:58:45Z
dc.date.available2016-07-21T12:58:45Z
dc.date.issued2009-12-19
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1926
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractThis study aims to carry out further analysis of the theme: democratic management and school boards. Program hopes to provide the reader with a weighting of the role of the school manager and associated bodies such as School Boards, Circles of parents and teacher, student regarding the theory and practice, their competence in the face of problem situations and changes in education sector. In this paper references the task and the challenge of assisting in the implementation of democratic management in the public schools, especially in the Elementary School Teacher Candida Zasso, located in the municipality of Palma Nova, Brazil. The method employed a qualitative approach and the literature. For only thus can answer the question object of this work: how school councils and associated bodies can contribute to democratic management in school? It is observed that the implementation of democratic management in Brazilian schools is not yet a reality, but that accomplishment can be achieved if the school opens its doors to community involvement in developing its goals, reflection of content and definition what school you want.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectRepresentação da comunidade escolarpor
dc.titleReflexões sobre os conselhos escolares como estratégias de gestão democráticapor
dc.title.alternativeReflections on the boards school as democratic management strategieseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de São João do Polêsine, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoCom este trabalho objetiva-se a realização de uma análise mais aprofundada do tema: gestão democrática e conselhos escolares. Almeja-se proporcionar ao leitor uma ponderação quanto ao papel do gestor escolar e dos órgãos colegiados como os Conselhos Escolares, Círculos de Pais e Mestres, Grêmios Estudantis no que se refere a teoria e prática, as suas competência diante das situações problemas e mudanças no setor educacional. A proposta deste trabalho referencia o compromisso e também o desafio da auxiliar na implantação de uma gestão democrática nas escolas públicas, em especial na Escola de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso, localizada no município de Nova Palma, RS. O método utilizado empregou a abordagem qualitativa e a pesquisa bibliográfica. Pois somente assim pode-se responder ao questionamento objeto deste trabalho: de que forma os conselhos escolares e órgãos colegiados podem contribuir para uma gestão democrática na escola? Observa-se que a implantação da gestão democrática nas escolas brasileiras ainda não é uma realidade, mas que essa efetivação pode ser alcançada se a escola abrir suas portas para a participação da comunidade na elaboração de seus objetivos, metas, na reflexão dos conteúdos e definição de que escola se quer.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples