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dc.contributor.advisorTrevisan, Tatiana Valéria
dc.creatorGheller, Aline Bongiorno
dc.date.accessioned2016-07-21T13:21:52Z
dc.date.available2016-07-21T13:21:52Z
dc.date.issued2009-08-08
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1927
dc.descriptionMonografia (Especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009.por
dc.description.abstractFrom the theoretical perspective, this work comes to offer a reflection about the education reform in under the state’s reform. This for understand the actual politics and educational appointment and consequentely the process in which the training from the teachers get the centrality for its estrategic dimmention for up the education quality, as well the role and funtion from school in the students as subjects processors of their reallity, addition to emphasizing the importance that educators take as tiggering from the learning process from the democratization of education, or a quality education that everyone can access. Examining the social function from the school are many considerations about the social changes occurring over the last years in our society. It is through these changes, to understand the complex that intitution in which no longer of reproductive knowledge for understand to take back a commitment education analised with social changes in wich we find the reflexives subjects, with real conditions to practice their participation and citizen, knowledgeable of their rights and duties.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectEnsino de qualidadepor
dc.titleProcesso educativo: em busca de um novo fazerpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Constantina, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA partir da perspectiva teórica, o presente trabalho vem oferecer uma reflexão sobre a reforma da educação no âmbito da reforma do Estado. Isto para compreendermos a atual agenda política educacional e conseqüentemente o processo, no qual a formação de professores ganha centralidade por sua dimensão estratégica para elevar os padrões de qualidade da educação, bem como o papel e a função da escola na constituição dos educandos como sujeitos transformadores de sua realidade, além de ressaltar a importância que os educadores assumem como desencadeadores do desejo de aprender. A escola passa ser apresentada como instituição social responsável pelo desenvolvimento de processos de democratização do ensino, ou seja, uma educação de qualidade que todos podem ter acesso. Ao analisar a função social da escola, encontraremos considerações sobre as inúmeras mudanças socioculturais ocorridas ao longo dos últimos anos em nossa sociedade. Constatou-se que, através dessas mudanças, passa-se A entender a complexidade dessa instituição, na qual deixa de ser reprodutora de saberes para assumir o compromisso voltado a uma educação comprometida com as mudanças sociais; nas quais encontraremos sujeitos reflexivos, com condições reais de exercerem sua participação e cidadania, conhecedores de seus direitos e deveres.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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