dc.contributor.advisor | Ourique, João Luis Pereira | |
dc.creator | Guisolfi, Cleci Farezin | |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T13:39:22Z | |
dc.date.available | 2016-07-21T13:39:22Z | |
dc.date.issued | 2009-08-08 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1928 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | In this monographic study entitled Management of The School Organization
aims at understanding how the school manager is characterized facing the changes
of a globalized world.The subject in question tries to enclose the challenges of the
manager in order to promote the participation of the school community segments in
the school action. From this theoretical research, founded in authors who discuss this
practice and contribute to the furthering of the studies of the empiric recurrent to be
carried out with teachers and managers of schools of a given town on the qualitative
focus, there is the need of the manager’s qualification in order for him to promote
democracy in school. He still has to have the features of a quality management,
conviction, competence and great challenges in order for the changes to take place,
and also for all the citizens to be included at school and in the community as active
participants in the building of their knowledge. Sharing this management with the
community, the school gets stronger and safer on its actions day by day. It keeps
building appropriate solutions to needs and conquering trust and reliance of the other
community institutions. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Comunidade | por |
dc.title | Gestão democrática na organização escolar | por |
dc.title.alternative | Management democratic of the school organization | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Constantina, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Neste estudo monográfico intitulado como Gestão Democrática na
Organização Escolar tem por objetivo, analisar a problemática enfrentada na
trajetória pedagógica, nas interações docentes e discentes, tendo em vista, as
contradições entre a teoria pedagógica e a prática. O tema em pauta propõe
compreender os desafios do gestor para promover a participação dos segmentos da
comunidade escolar nas ações da escola. A partir do aprofundamento teórico
fundamentado em autores que discutem essa prática e que venham a contribuir para
o aprofundamento dos estudos do recorrente empírico a ser realizado, com
professores e gestores de escolas de um determinado município, no enfoque
qualitativo. Há a necessidade da qualificação do gestor para que este seja capaz de
promover na escola a democracia. Ainda, registra as características de uma gestão
de qualidade, convicção, competência e grandes desafios para que as mudanças
possam acontecer, de maneira que todos os cidadãos sejam incluídos na escola e
na comunidade como participantes ativos na construção de seus saberes.
Partilhando a gestão com a comunidade, a escola fica cada vez mais forte e segura
de suas ações, vai buscando soluções adequadas a necessidades e conquistando
confiança e credibilidade dos demais setores da sociedade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |