dc.contributor.advisor | Salva, Sueli | |
dc.creator | Bourscheid, Rosanara | |
dc.date.accessioned | 2020-01-06T14:40:24Z | |
dc.date.available | 2020-01-06T14:40:24Z | |
dc.date.issued | 2016-09-23 | |
dc.date.submitted | 2016 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19290 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016. | por |
dc.description.abstract | This work is linked to the Specializaion Course on Teaching in Child Education, done by the Santa Maria Federal University in partnership with UNIJUI. The aim of the work is to implement a pedagogical management to interfere and organize a space/time of study in context, to the teachers and management team from a Child Education School in the northwest of Rio Grande do Sul, to qualify the pedagogical practice. The work is done from the school teachers’ need, because there wasn’t any specific space/time moment to study and reflect the pedagogical practices done at this place until the present moment. To make this work, a meeting was scheduled for a dialogue and negotiation about the importance of this work, with the Municipal Secretary of Education. Faced with these arguments, it was organized a space/time in the teachers’ workload to make this work. From that, a studying and reflection about the pedagogical practice was done at the Child Education School researched. This study is developed based on the reality diagnosis, bibliographic research and a deep study about the Child Education fundamentals in legal documents and theoretical contribution. The reflections done from the conquest of this space, through the teachers’ study meetings, enabled to think about the management of the pedagogical work, done with the children at this Child Education School. With this work it was possible to see that the mobilization process and the pedagogical qualification can be done with the teachers’ team because everyone is responsible for an education of quality. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Gestão pedagógica | por |
dc.subject | Formação em contexto | por |
dc.subject | Child education | eng |
dc.subject | Pedagogical management | eng |
dc.subject | Study in context | eng |
dc.title | Gestão e formação em contexto: mobilização e reflexão sobre o trabalho pedagógico na educação infantil | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Docência na Educação Infantil | por |
dc.description.resumo | Este trabalho vincula-se ao Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, realizado pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a UNIJUÍ. Tem o objetivo de implementar a gestão pedagógica que vise interferir e organizar um espaço/tempo de formação em contexto, as professoras e equipe gestora de uma escola de educação infantil do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, para qualificar a prática pedagógica. O trabalho surge a partir da necessidade das professoras da escola, pois até o momento não havia um espaço/tempo específico para estudo e reflexão das práticas pedagógicas realizadas neste contexto educacional. Para efetivar este trabalho, foi marcado um encontro para diálogo e negociação sobre a importância deste trabalho, com o Secretário Municipal de Educação. Diante dos argumentos apresentados, foi organizado um espaço/tempo, dentro da carga horária dos professores para a realização deste trabalho. A partir deste, teve início o estudo e reflexão da prática pedagógica realizada na escola de educação infantil pesquisada. Este estudo desenvolve-se com base no diagnóstico da realidade, pesquisa bibliográfica e aprofundamento de estudo sobre os fundamentos da Educação Infantil, em documentos legais e aportes teóricos. As reflexões realizadas a partir da conquista deste espaço, através dos encontros de estudo das professoras, possibilitou pensar sobre a gestão do trabalho pedagógico, realizado com as crianças na escola de Educação Infantil. Com isso, foi possível perceber que o processo de mobilização e qualificação pedagógica pode acontecer com o grupo de professoras, pois todos são responsáveis por uma educação de qualidade. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |