Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSalva, Sueli
dc.creatorBourscheid, Rosanara
dc.date.accessioned2020-01-06T14:40:24Z
dc.date.available2020-01-06T14:40:24Z
dc.date.issued2016-09-23
dc.date.submitted2016
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19290
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, RS, 2016.por
dc.description.abstractThis work is linked to the Specializaion Course on Teaching in Child Education, done by the Santa Maria Federal University in partnership with UNIJUI. The aim of the work is to implement a pedagogical management to interfere and organize a space/time of study in context, to the teachers and management team from a Child Education School in the northwest of Rio Grande do Sul, to qualify the pedagogical practice. The work is done from the school teachers’ need, because there wasn’t any specific space/time moment to study and reflect the pedagogical practices done at this place until the present moment. To make this work, a meeting was scheduled for a dialogue and negotiation about the importance of this work, with the Municipal Secretary of Education. Faced with these arguments, it was organized a space/time in the teachers’ workload to make this work. From that, a studying and reflection about the pedagogical practice was done at the Child Education School researched. This study is developed based on the reality diagnosis, bibliographic research and a deep study about the Child Education fundamentals in legal documents and theoretical contribution. The reflections done from the conquest of this space, through the teachers’ study meetings, enabled to think about the management of the pedagogical work, done with the children at this Child Education School. With this work it was possible to see that the mobilization process and the pedagogical qualification can be done with the teachers’ team because everyone is responsible for an education of quality.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectGestão pedagógicapor
dc.subjectFormação em contextopor
dc.subjectChild educationeng
dc.subjectPedagogical managementeng
dc.subjectStudy in contexteng
dc.titleGestão e formação em contexto: mobilização e reflexão sobre o trabalho pedagógico na educação infantilpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationDocência na Educação Infantilpor
dc.description.resumoEste trabalho vincula-se ao Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil, realizado pela Universidade Federal de Santa Maria em parceria com a UNIJUÍ. Tem o objetivo de implementar a gestão pedagógica que vise interferir e organizar um espaço/tempo de formação em contexto, as professoras e equipe gestora de uma escola de educação infantil do noroeste do estado do Rio Grande do Sul, para qualificar a prática pedagógica. O trabalho surge a partir da necessidade das professoras da escola, pois até o momento não havia um espaço/tempo específico para estudo e reflexão das práticas pedagógicas realizadas neste contexto educacional. Para efetivar este trabalho, foi marcado um encontro para diálogo e negociação sobre a importância deste trabalho, com o Secretário Municipal de Educação. Diante dos argumentos apresentados, foi organizado um espaço/tempo, dentro da carga horária dos professores para a realização deste trabalho. A partir deste, teve início o estudo e reflexão da prática pedagógica realizada na escola de educação infantil pesquisada. Este estudo desenvolve-se com base no diagnóstico da realidade, pesquisa bibliográfica e aprofundamento de estudo sobre os fundamentos da Educação Infantil, em documentos legais e aportes teóricos. As reflexões realizadas a partir da conquista deste espaço, através dos encontros de estudo das professoras, possibilitou pensar sobre a gestão do trabalho pedagógico, realizado com as crianças na escola de Educação Infantil. Com isso, foi possível perceber que o processo de mobilização e qualificação pedagógica pode acontecer com o grupo de professoras, pois todos são responsáveis por uma educação de qualidade.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto