dc.contributor.advisor | Krüger, Leonardo Germano | |
dc.creator | Gonçalves, Adriane Fátima Pires | |
dc.date.accessioned | 2016-07-21T13:51:02Z | |
dc.date.available | 2016-07-21T13:51:02Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1929 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This thesis aimed to analyze the opinions of headmasters, teachers, staff, the
school community and students about the democratic management regarding the
understanding of this concept, the family involvement in school and the Elementary
School São João Batista, in São Leopoldo/RS political pedagogical project as well as
its school regulations. The main authors who have supported this study were
Libâneo, Luck and Lukesi on democratic management, Caldart and Freire on popular
education. The research was characterized as descriptive qualitative. It involved the
PPP and the school regiment document analysis and semi-structured interviews with
the headmaster, two teachers, two staff members, two school community
representatives and two students. The interviews analyzes was done based on the
information description and triangulation. The main considerations show: (1) the
headmaster’s, the teachers’, the staff members’, the students’ and the school
community’s involvement facilitate and evidence the space “School” as a popular
democracy generator, and, (2) The school has characteristics of a democratic
administration. Therefore, one can conclude that participation is mediated by the
relations that exist within the space “School” among all participants involved, who
evidence being aware of the popular participation and democratic management
theme, and prove its importance to improve and qualify education and democracy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Comunidade escolar | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.title | Escola: espaço de participação popular e da gestão democrática | por |
dc.title.alternative | School: space and popular participation democratic management | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Sapucaia do Sul, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A presente monografia objetivou analisar a opinião de gestores, professores,
funcionários, comunidade escolar e alunos sobre a gestão democrática referente ao
entendimento desse conceito, participação da família na escola e projeto políticopedagógico
e regimento escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental São
João Batista, de São Leopoldo/RS. Os principais autores que deram sustentação a
este estudo foram Libâneo, Luck e Luckesi sobre gestão democrática; Caldart e
Freire para a educação popular. A pesquisa caracterizou-se como descritiva
qualitativa. Envolveu a análise documental do PPP e do Regimento Escolar e
entrevistas do tipo semi-estruturada com a diretora, dois professores, dois
funcionários, dois representantes da comunidade escolar e dois alunos. A análise
das entrevistas foi a partir da descrição e triangulação das informações. As
principais considerações apontam: (1) O envolvimento do gestor, professores,
funcionários, comunidade escolar e alunos, facilitam e evidenciam o espaço “Escola”
como gerador da democracia popular; e, (2) A escola apresenta características de
uma gestão democrática. Portanto, pode-se concluir que a participação é mediada
pelas relações que existem dentro do espaço “Escola” entre todos os participantes
envolvidos, que evidenciam ter conhecimento sobre o tema participação popular e
gestão democrática, e comprovam sua importância para melhorar e qualificar a
educação e a democracia. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |