Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorGarcia, Simone Hoerbe
dc.date.accessioned2016-08-03T11:48:43Z
dc.date.available2016-08-03T11:48:43Z
dc.date.issued2004
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1945
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2004.por
dc.description.abstractThis article aims to reflect about the theoretical subsidies that involve the school inclusion and the pedagogic accompaniment of the post-hospitalized child. From this study, one tried to investigate if the pedagogic accompaniment done in the hospital class at Hospital Universitário de Santa Maria has kept the function of facilitator in the process of inclusion of one post-hospitalized pupil in the school scope. So, a case study was carried out with a post-hospitalized pupil who has attended the school class at Hospital Universitário de Santa Maria from 2000 to 2004. Nowadays this pupil is in the 5th grade of a public school from Santa Maria. Semi-structured interviews were carried out with his teachers from this school and from the school class. Therefore, one noticed that the pedagogic accompaniment offered by the school class during the health treatment was extremely important because it allowed to the pupil, although he could not attend school, continuing to study and follow his group from the materials sent by the school. When he returned to the school, he readapted easily both in the school and socially because he was not deprived of school subjects and affectionate relationships during the hospital admission. Besides, he had the opportunity to establish new links of friendship in the hospital and it reflected positively on the reintegration with the school group.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectClasse hospitalarpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAluno pós-hospitalizadopor
dc.titleClasse hospitalar – uma mediação na inclusão escolar de aluno pós-hospitalizadospor
dc.title.alternativeHospital class: mediation to the school inclusion of the post-hospitalized pupileng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especialpor
dc.description.resumoEste artigo tem por finalidade refletir sobre os aportes teóricos que envolvem a inclusão escolar e o acompanhamento pedagógico da criança pós-hospitalizada. A partir deste estudo, buscou-se investigar se o acompanhamento pedagógico realizado na classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria cumpriu a função de facilitador no processo de inclusão de um aluno pós-hospitalizado no âmbito escolar. Para tanto, foi realizado um estudo de caso de um aluno pós-hospitalizado, que freqüentou a classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria no período de 2000 a 2004 e que atualmente está incluído na quinta-série de uma escola estadual da cidade de Santa Maria. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com as professoras da escola e com a professora da classe hospitalar do referido aluno. Assim, constatou-se que o acompanhamento pedagógico oferecido pela classe hospitalar durante o tratamento de saúde foi de extrema importância, pois permitiu que o aluno, mesmo impossibilitado de freqüentar a escola, continuasse a estudar e acompanhar sua turma a partir dos materiais enviados pela escola. O aluno ao retornar a escola, apresentou facilidade de readaptação tanto escolar quanto social, pois não foi privado dos conteúdos escolares e dos relacionamentos afetivos durante a internação hospitalar, tendo a oportunidade de estabelecer novos vínculos de amizades no hospital, o que refletiu positivamente na reintegração com o grupo escolar. Portanto, o trabalho com crianças e adolescentes em tratamento de saúde nas classes hospitalares é de suma importância desde o momento da internação até a alta hospitalar, pois contribuem para que não ocorra defasagem na aprendizagem, facilitando a inclusão no âmbito escolar.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Especial [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial

Mostrar registro simples