dc.creator | Silva, Juliane Paprosqui Marchi da | |
dc.creator | Medeiros, Liziany Muller | |
dc.creator | Camillo, Cíntia Moralles | |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T14:00:49Z | |
dc.date.available | 2020-02-04T14:00:49Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Juliane Paprosqui Marchi da ... [et al]. Seminário integrador II. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, UAB, 2019. | por |
dc.identifier.isbn | 978 85 8341 249-6 | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/19478 | |
dc.description | Material Didático do NTE - Curso de Licenciatura em Educação do Campo | por |
dc.language | por | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação do Campo | por |
dc.subject | Biodiversidade | por |
dc.subject | Sustentabilidade | por |
dc.title | Seminário integrador II | por |
dc.type | Livro | por |
dc.description.resumo | O material didático que se apresenta, intitulado Seminário Integrador II, tem o intuito de servir como subsídio para as reflexões feitas nas diversas disciplinas que compõem o terceiro semestre do curso de Licenciatura em Educação do Campo UFSM/UAB. Busca-se, então, refletir a partir do tema: Educação, Cultura e Sociedade: um olhar sobre a realidade local, conteúdos presentes no dia a dia escolar, desde organização social até biodiversidade e preservação ambiental e cultural. Na unidade 1, falaremos sobre as relações sociais, diversidades e conflitos, tendo como base o conhecimento versus o poder que dele emana, bem como entender e refletir acerca da cultura como um patrimônio de diversidade, analisando como estas se correlacionam com os movimentos sociais, a luta pela terra, as noções de espaço-tempo do meio rural, atreladas à educação popular e à organização do trabalho pedagógico neste meio. Esses assuntos serão trazidos quando estudarmos sobre a condição do homem e a sociedade, numa perspectiva dos fundamentos da educação, da prática e da escola embasadas fortemente na utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação. Por fim, o material didático também faz uma reflexão que auxiliará no entendimento das demais disciplinas sobre o ser humano e a natureza, trazendo elementos da sustentabilidade e desta relação íntima entre o homem do campo e os recursos naturais que o cercam. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL | por |