Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorLima, Patrícia Santos de
dc.date.accessioned2014-04-28
dc.date.accessioned2014-04-28T14:31:03Z
dc.date.available2014-04-28T14:31:03Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/194
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThis research aimed to understand and reflect on the ideas of the management team and teachers in the early years of elementary school at a school in the municipal Santa Maria/RS regarding continuing education, especially in relation to experiences in the National Pact Literacy in the Age One (PNAIC) and their effects on teaching practice as well as the implications and contributions to this continuing education can have on the teaching and learning process of students. The problem that guided this study was: which understanding of the management staff and teachers that make the learning of literacy block as the continuing education and lived experience in PNAIC? The objective happen to know how the moments of the training of teachers and how these are managed across the school community. The research owned a qualitative approach, case study type. Have been studied teachers who make up the teaching block of the early years of elementary school ( 1st to 3rd year ) from a school of municipal Santa Maria/RS, the management team and the researcher who participated inserted in such a reality. For data collection instruments such as participant observation and questionnaire were used. Data analysis was based on the content analysis method, worrying about going beyond a descriptive analysis of messages, but an in-depth understanding and interpretation of the facts. The survey data point to the continuing education offered by PNAIC as a determinant in practice in education. With this study it was possible to reflect and think about the importance, concepts, implications and contributions of continuing education in the teaching and learning process, especially in regard to PNAIC and its impact on school research context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleGestão escolar e a formação continuada de professores: reflexões acerca do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certapor
dc.title.alternativeSchool management training and continuing: reflections of national pact literacy in the right agepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por finalidade compreender e refletir sobre as concepções da equipe gestora e professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS a respeito da formação continuada, sobretudo no que se refere às vivências no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e repercussões na prática pedagógica, bem como as implicações e contribuições que esta formação continuada possa ter no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. A problemática que norteou esse estudo foi: qual a compreensão da equipe gestora e dos professores que compõem o bloco pedagógico da alfabetização quanto à formação continuada e a experiência vivida no PNAIC? Objetivou-se conhecer de que forma acontecem os momentos de formação dos docentes e como estes são administrados frente à comunidade escolar. A pesquisa possuiu uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Foram objeto de estudo os professores que compõem o bloco pedagógico dos anos iniciais do Ensino Fundamental (do 1º ao 3º ano) de uma escola da rede municipal de Santa Maria/RS, a equipe gestora e a pesquisadora que participou inserida em tal realidade. Para coleta dos dados foram utilizados instrumentos como a observação participante e o questionário. A análise dos dados baseou-se no método da análise do conteúdo, preocupando-se em ir além de uma análise descritiva de mensagens, mas sim uma compreensão aprofundada e interpretativa dos fatos. Os dados da pesquisa sinalizam para a formação continuada oferecida pelo PNAIC como determinante na prática em educação. Com esse estudo foi possível refletir e fazer refletir sobre a importância, concepções, implicações e contribuições da formação continuada no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo no que se refere ao PNAIC e suas repercussões no contexto escolar pesquisado.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples