Inclusão de alunos com necessidades especiais: uma reflexão para processos de formação continuada de professores
Abstract
Diante da dificuldade que vários profissionais da área da educação encontram
na inclusão de alunos com necessidades especiais na rede escolar, é que o
desenvolvimento deste trabalho torna-se importante, quando este passa a incentivar
a formação continuada e especializada de professores. Este trabalho tem por
objetivo, reunir informações partindo do histórico da educação especial até à
legislação vigente e políticas públicas que visam contribuir para preparação dos
profissionais que trabalham com alunos especiais, buscando a inclusão social dos
mesmos. Através das bibliografias reunidas foi possível constatar que vários
profissionais sentem dificuldades para trabalharem nessa área e realmente há
necessidade de implantar uma gestão educacional que venha apoiar a educação
continuada e elaborar cursos voltados para especialização e capacitação dos
profissionais envolvidos. Estes resultados devem motivar e subsidiar ações em
outras instituições de ensino superior com vistas à preparação dos professores para
promover a inclusão dos alunos com NEE no âmbito universitário que,
conseqüentemente, contribuirão para melhorar a formação dos futuros profissionais
em relação a esta questão.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]