dc.contributor.advisor | Barichello, Marta Roseli de Azeredo | |
dc.creator | Gomes, Alysson Carlos Ribeiro | |
dc.date.accessioned | 2016-08-04T15:09:49Z | |
dc.date.available | 2016-08-04T15:09:49Z | |
dc.date.issued | 2010-11-01 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1960 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This democratic management in schools, starting from its legal aspect, passing
through the curriculum, while analyzing the qualitative importance of didactics,
methodology, resources, as well as the educator's profile in the current situation
from the perspective of comprehensive education, taxpayer as having the
participation of school and local communities, through the school board. We used
literature review, aiming to highlight the importance of democratic thinking and
acting as a means to (re) organizing and implementing the school curriculum. It
concludes that to achieve the fullness of participatory management is essential to
have transparency, confidence, awareness of the role of each of the interlocutors
and respect in daily dealings with the community, it is also necessary that everyone
is well informed about the pedagogical issues, curriculum , legal, organizational,
and official plans and guidelines about the importance of the construction,
execution and purpose of the political teaching of the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Organização curricular | por |
dc.title | Aspectos relevantes para a gestão democrática como meio de (re)organização e execução do currículo escolar | por |
dc.title.alternative | Relevant issues for the democratic management as a means of (re) organization and implementation of school curriculum | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Trata da Gestão Democrática na escola, partindo de seu aspecto legal,
perpassando pela organização curricular, sem deixar de analisar a importância
qualitativa da didática, da metodologia, dos recursos, como também o perfil do
educador na atual conjuntura dentro da perspectiva da educação integral, tendo
como contribuinte a participação das comunidades escolar e local; através do
conselho escolar. Utilizou-se revisão bibliográfica, objetivando evidenciar a
relevância do pensar e agir democrático como meio para a (re)organização e
execução do currículo escolar. Conclui que para se alcançar a plenitude da gestão
participativa é indispensável haver transparência, confiança, conscientização do
papel de cada um dos interlocutores e respeito no trato diário com a comunidade;
como também é necessário que todos estejam bem informados a respeito dos
aspectos pedagógicos, curriculares, legais, organizacionais, planos e diretrizes
oficiais e sobre a importância da construção, execução e finalidade do projeto
político pedagógico da escola. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |