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dc.contributor.advisorHillig, Clayton
dc.creatorRossato, Maiquel Ivan
dc.date.accessioned2020-02-21T11:59:28Z
dc.date.available2020-02-21T11:59:28Z
dc.date.issued2015-10-27
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19641
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo, RS, 2015.por
dc.description.abstractThe National School Feeding Programme (PNAE) has among its objectives to contribute to the overcoming of the low-income and reducing truancy, being very relevant because it represents access to the food needed for growth and student learning. It also provides the possibility of rescue local habits and customs, important ethnic identity of the population, in addition, resources for the purchase of school meals may pose to the community a chance to income and sustainable development, for managing the form of resources Participatory can lead to the construction of a new rationality in the use of local natural resources. The power policy in Brazil is a case of compensatory action which aims to provide resources for this need can be met, it encompasses various social programs, among these programs, the PNAE is noteworthy for its historic character and for its coverage nationwide. In the midst of these discussions is that the work has the following research topic the PNAE, in Tupanciretã/RS municipality, and takes care to understand and contribute to the advancement and consolidation of the same as one of the main Brazilian public policy.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar)por
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectTupanciretãpor
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.titleO programa nacional de alimentação escolar - PNAE: a representação social de seus consumidorespor
dc.title.alternativeThe national programme of school feeding – PNAE: social representation of their consumerseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationAgricultura Familiar Camponesa e Educação do Campopor
dc.description.resumoO Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) tem dentre seus objetivos contribuir para a superação do baixo rendimento e na redução da evasão escolar, sendo muito relevante pelo fato de representar acesso a alimentos necessários ao crescimento e ao aprendizado dos estudantes. Também fornece a possibilidade do resgate de hábitos e costumes locais, importantes na identidade étnica da população, além disso, os recursos destinados à compra da merenda escolar podem representar para a comunidade uma possibilidade de renda e desenvolvimento sustentável, pois a gestão dos recursos de forma participativa pode levar à construção de uma nova racionalidade na utilização dos recursos naturais locais. A política de alimentação no Brasil é um caso de ação compensatória que visa fornecer recursos para que tal necessidade possa ser atendida, ela engloba vários programas sociais, dentre esses programas, o PNAE merece destaque por seu caráter histórico e por sua abrangência a nível nacional. Em meio a essas discussões, o trabalho a seguir tem como tema de pesquisa o PNAE, no Município de Tupanciretã/RS, e tem a preocupação de compreender e contribuir para o avanço e a consolidação do mesmo como uma das principais políticas públicas brasileiras.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


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