dc.contributor.advisor | Pereira, Sueli Menezes | |
dc.creator | Gloria, Adriana Feitosa Rodrigues | |
dc.date.accessioned | 2016-08-05T15:01:53Z | |
dc.date.available | 2016-08-05T15:01:53Z | |
dc.date.issued | 2011-09-16 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1968 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | Democratic management in school is determinative instrument of the improvement of the society and implies in autonomy and expressive participation of the school community. The democratization of the management intrinsically is related to the way as the school elaborates and develops its Political Pedagogical Project (PPP) and consists of a legal requirement in course in the schools of the country. This justifies the objective of this work to know as the construction of the PPP in the interior of the Brazilian public school in the context of the democratic management occurs. Of this form, the work is divided in four chapters, where the first three present a revision of literature about democracy in school, their assumptions and implications, and finally the application of field research. We conducted a case study in the Escola Estadual Novo Horizonte, located in Palmas, Tocantins, through questionnaires and interviews and documentary research. The results show that the degree of community involvement in building political pedagogical project is still insufficient, and therefore, the management team must find new mechanisms to promote participation in the consolidation of democracy in this school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | PPP (Projeto político-pedagógico) | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.title | A construção do projeto político pedagógico na escola pública no contexto da gestão democrática | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | A gestão democrática é instrumento determinante da melhoria da organização escolar e implica em autonomia e em participação expressiva da comunidade escolar. A democratização da gestão está intrinsecamente relacionada à maneira como a escola elabora e desenvolve o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e consiste numa exigência legal em curso nas escolas do país. Isso justifica o objetivo deste trabalho de conhecer como ocorre a construção do PPP no interior da escola pública brasileira no contexto da gestão democrática. Dessa forma, o trabalho está dividido em quatro capítulos, onde os três primeiros apresentam uma revisão de literatura acerca de democracia na escola, seus pressupostos e implicações, e o último, a aplicação da pesquisa de campo. Realizou-se um estudo de caso na Escola Estadual Novo Horizonte, situada em Palmas-TO, através da aplicação de questionários e entrevistas e de pesquisa documental. Os resultados obtidos evidenciam que o grau de envolvimento da comunidade escolar na construção do projeto político pedagógico ainda é insuficiente e, portanto, a equipe diretiva deve buscar novos mecanismos de incentivo à participação para a consolidação da democracia nesta escola. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |