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dc.contributor.advisorPereira, Sueli Menezes
dc.creatorGloria, Adriana Feitosa Rodrigues
dc.date.accessioned2016-08-05T15:01:53Z
dc.date.available2016-08-05T15:01:53Z
dc.date.issued2011-09-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1968
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractDemocratic management in school is determinative instrument of the improvement of the society and implies in autonomy and expressive participation of the school community. The democratization of the management intrinsically is related to the way as the school elaborates and develops its Political Pedagogical Project (PPP) and consists of a legal requirement in course in the schools of the country. This justifies the objective of this work to know as the construction of the PPP in the interior of the Brazilian public school in the context of the democratic management occurs. Of this form, the work is divided in four chapters, where the first three present a revision of literature about democracy in school, their assumptions and implications, and finally the application of field research. We conducted a case study in the Escola Estadual Novo Horizonte, located in Palmas, Tocantins, through questionnaires and interviews and documentary research. The results show that the degree of community involvement in building political pedagogical project is still insufficient, and therefore, the management team must find new mechanisms to promote participation in the consolidation of democracy in this school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPPP (Projeto político-pedagógico)por
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.titleA construção do projeto político pedagógico na escola pública no contexto da gestão democráticapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Palmas, TO, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA gestão democrática é instrumento determinante da melhoria da organização escolar e implica em autonomia e em participação expressiva da comunidade escolar. A democratização da gestão está intrinsecamente relacionada à maneira como a escola elabora e desenvolve o seu Projeto Político Pedagógico (PPP) e consiste numa exigência legal em curso nas escolas do país. Isso justifica o objetivo deste trabalho de conhecer como ocorre a construção do PPP no interior da escola pública brasileira no contexto da gestão democrática. Dessa forma, o trabalho está dividido em quatro capítulos, onde os três primeiros apresentam uma revisão de literatura acerca de democracia na escola, seus pressupostos e implicações, e o último, a aplicação da pesquisa de campo. Realizou-se um estudo de caso na Escola Estadual Novo Horizonte, situada em Palmas-TO, através da aplicação de questionários e entrevistas e de pesquisa documental. Os resultados obtidos evidenciam que o grau de envolvimento da comunidade escolar na construção do projeto político pedagógico ainda é insuficiente e, portanto, a equipe diretiva deve buscar novos mecanismos de incentivo à participação para a consolidação da democracia nesta escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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