Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorZimmermann, Ana Paula da Rosa Cristino
dc.creatorSignor, Patrícia
dc.date.accessioned2014-04-28
dc.date.accessioned2014-04-28T15:27:51Z
dc.date.available2014-04-28T15:27:51Z
dc.date.issued2013-11-30
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/196
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe construction of a quality public education undoubtedly passes the conceptions of world, man and education of all those are involved in this process. Another important factor is to recognize the need for constant updating of these agents of education. Thus, we sought as a general objective of the present study, to investigate the contributions of management for teacher continuing education in a public school in Barra Funda (RS). This study was based on qualitative methodology, using the case study research to elaborate considerations applicable and subject of study in any institution. In order to analyze how the process of continuing education is in this school and understand the understandings about school management and continuing education of its employees, relating them to the continuing education that happens at school, it was organized a questionnaire with open questions, that make possible the wide and real registration from their perceptions. Reports showed that the conception of the democratic school management is essential to the structuring of a process of continuing education that is significant and contribute to the strengthening of the collective and the methodology of the school. In this aspect the school management is essential to the achievement and consolidation of the continuous process of training of all staff in the process of teaching and learning in the School researched. So, for the continuing education assists the institution as a whole is necessary that the understanding of School Management be wide, it allows the participation and reinforces the need for the involvement of all.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGestão democráticapor
dc.subjectFormação continuadapor
dc.subjectProfissionais da educaçãopor
dc.titleAs contribuições da gestão para a formação continuada de professores em uma escola estadual de Barra Funda (RS), com base na pedagogia da educação popularpor
dc.title.alternativeThe contributions of management for teacher’s continuing education in a public school in Barra Funda (RS), based on the pedagogy of popular educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Sarandi, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoA construção de um ensino público de qualidade, sem dúvida, passa pelas concepções de mundo, homem e educação de todos os envolvidos neste processo. Outro fator importante é o de reconhecer a necessidade de atualização constante destes agentes da educação. Deste modo, buscou-se como objetivo geral do presente estudo, investigar as contribuições da Gestão para a formação continuada de professores em uma Escola Estadual de Barra Funda (RS). Este estudo foi fundamentado na metodologia qualitativa, utilizando-se da pesquisa do tipo estudo de caso para elaborar considerações aplicáveis e passíveis de estudo em qualquer instituição. A fim de analisar como ocorre o processo de formação continuada nesta Escola e compreender os entendimentos sobre Gestão Escolar e formação continuada de seus colaboradores, relacionando-os à formação continuada que acontece na escola, foi organizado um questionário com perguntas abertas, para que possibilitasse o registro amplo e real de suas percepções. Os relatos mostraram que a concepção da Gestão Escolar democrática é fundamental para a estruturação de um processo de formação continuada que seja significativo e contribua para o fortalecimento do coletivo e da metodologia da escola. É neste eixo que a gestão escolar é peça fundamental para a realização e solidificação do processo contínuo de formação de todos os agentes no processo de ensino-aprendizagem na Escola pesquisada. Assim, para que a formação continuada auxilie a Instituição como um todo é fundamental que a compreensão de Gestão Escolar seja ampla, permita a participação e reforce a necessidade do envolvimento de todos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

Mostrar registro simples