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dc.contributor.advisorTrevisan, Mario Luiz
dc.creatorFerraz, Jordana Froner
dc.date.accessioned2020-03-09T12:51:33Z
dc.date.available2020-03-09T12:51:33Z
dc.date.issued2018-11-09
dc.date.submitted2018
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19769
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2018.por
dc.description.abstractThe approach of Environmental Education has been acquiring, through investigations, the outline of a new and growing presence between the areas and the lines of research within the field of Education. In times where information assumes an increasingly relevant role in cyberspace: multimedia and internet, citizenship education represents the possibility of motivating and sensitizing people to transform the various forms of participation in the defense of the quality of life. The objective of this research is to promote to teachers the search for more knowledge in the area of Environmental Education, bringing this reality that is lived today closer to the students. The study was carried out in three schools of the Municipality of Braga-RS, Adelarmo Nunes Municipal School of Education (school located in the urban area of the city), Valentin Orélio Sopran Municipal School of Elementary Education and Bento Gonçalves Elementary School in the field). Teachers were selected randomly, representing all grades of elementary school. Data collection was performed through the application of a questionnaire composed of open and closed questions, the content of which was analyzed qualitatively. After conducting the research, it was found that the teachers of the Braga-RS educational network do not have a relevant knowledge of the subject, but nevertheless they seek to work Environmental Education in an interdisciplinary and theoretical-practical way.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAmbientepor
dc.titleEstudo com professores das escolas do município de Braga: percepção sobre a educação ambientalpor
dc.title.alternativeStudy with teachers of the Braga municipality school: perception on environmental educationeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoA abordagem da Educação Ambiental vem adquirindo, por meio de investigações, o contorno de uma nova e crescente presença entre as áreas e as linhas de pesquisa dentro do campo da Educação. Em tempos onde a informação assume um papel cada vez mais relevante no ciberespaço: multimídia e internet, a educação para a cidadania representa a possibilidade de motivar e sensibilizar as pessoas para transformar as diversas formas de participação na defesa da qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa é promover aos professores a busca por mais conhecimento na área de Educação Ambiental, trazendo essa realidade que se vive hoje para mais perto dos alunos. O estudo foi realizado em três Escolas do Município de Braga-RS, Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelarmo Nunes (escola localizada na região urbana da cidade), Escola Municipal de Ensino Fundamental Valentin Orélio Sopran e Escola Estadual de Ensino Fundamental Bento Gonçalves (escolas localizadas no campo). Os professores foram selecionados aleatoriamente, representando todas as séries do ensino fundamental. A coleta dos dados foi realizada através da aplicação de um questionário composto de questões abertas e fechadas, cujo conteúdo das respostas foi analisado qualitativamente. Após a realização da pesquisa constatou-se que os professores da rede de ensino de Braga-RS, não possuem um conhecimento relevante do assunto, mas mesmo assim eles procuram trabalhar a Educação Ambiental de forma interdisciplinar e teórico-prática.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

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