As ações de extensão como prática formativa dos alunos do ensino médio integrado e superior do IFFar – campus São Borja
Resumo
A pesquisa foi realizada no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional na linha “Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica e Superior”, da Universidade Federal de Santa Maria. Trata das contribuições das ações de extensão do Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja, enquanto prática formativa dos alunos do Ensino Médio integrado e Superior. A Instituição tem como missão promover cursos de educação profissional, científica e tecnológica, pública e gratuita, por meio do ensino, pesquisa e extensão, com foco na formação integral do cidadão e no desenvolvimento sustentável. O objetivo é analisar as contribuições para a formação acadêmica e profissional do aluno que atua em ações de extensão no referido Campus. Nesse sentido, a presente pesquisa foi realizada com 30 alunos que participaram de ações de extensão nos anos de 2017 e 2018. A metodologia utilizada caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa e quantitativa, sob estudo de caso, através de questionários e entrevistas e a análise dos dados foi feita através da técnica de Análise de Conteúdo. Os instrumentos de construção dos dados foram: a pesquisa bibliográfica, a observação participante, a análise documental, questionários do google forms e entrevistas semiestruturadas. Os sujeitos de pesquisa foram alunos participantes de ações de extensão e servidores que atuaram como coordenadores. Os resultados apontaram que essas ações de extensão são relevantes e significativas para os alunos, pois atuam de forma efetiva tanto na formação acadêmica, profissional, como também na formação humana e cidadã dos envolvidos. Pode-se observar que a interação e o convívio com o público das comunidades e Instituições atendidas, proporcionou aos alunos a construção e aprimoramento de habilidades, crescimento pessoal e profissional, incorporação de novas práticas, trocas de experiências, visão crítica acerca da realidade e das desigualdades, trabalho em equipe, possibilidades de participação em eventos e de produção científica. Como produto acadêmico foi gerado um relatório de autoavaliação para estudantes participantes de ações de extensão. Este relatório avaliativo permitirá que a Instituição construa indicadores qualitativos e quantitativos sobre as potencialidades e fragilidades referentes à participação dos estudantes nas ações de extensão, elencando as contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Concluiu-se que as ações de extensão proporcionam formação e um currículo diferenciado, qualificando o conhecimento científico e popular, promovendo a transformação social.
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