Educação patrimonial: experiência aplicada para o município de Santiago - RS
Resumo
O presente trabalho, intitulado “Educação Patrimonial: experiência aplicada para o município de Santiago – RS”, discute a Educação Patrimonial como possibilidade de ação educativa a ser desenvolvida em escolas, com a finalidade de informar e conscientizar os estudantes acerca do valor da preservação dos bens patrimoniais e culturais da sociedade. O foco da pesquisa é o patrimônio cultural da cidade de Santiago, localizada no Rio Grande do Sul, Brasil. O objetivo geral é propor ações de Educação Patrimonial como forma de promover e valorizar o patrimônio e compreender como os alunos de uma escola pública do município percebem o patrimônio cultural de sua cidade. Como produto final da dissertação, elaborou-se a cartilha educacional “Um passeio patrimonial pela cidade de Santiago” – utilizada posteriormente na atividade em sala de aula. A atividade foi desenvolvida com estudantes do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José. A partir de embasamento teórico e pesquisa sobre dados históricos e turísticos do município, buscou-se estabelecer quais lugares e edificações possuem maior interesse histórico e arquitetônico na história de Santiago, a fim de compreender sua importância e seu valor pelo reconhecimento patrimonial que esses lugares representam para a sociedade. A metodologia, de caráter qualitativo exploratório, baseou-se em pesquisas bibliográficas e na criação da cartilha educacional. Por meio de ilustrações e atividades, a cartilha explica os conceitos de patrimônio através dos bens culturais do município. De acordo com a experiência realizada em sala de aula, reforça-se a importância que o material obteve como complemento na educação dos alunos, tendo um resultado positivo diante da reação que as crianças obtiveram com o manuseio e entendimento da cartilha educacional.
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