Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorPozzobon, Tanise
dc.contributor.advisorRosa, Rosane
dc.creatorFerreira, Pedro Barcellos
dc.date.accessioned2016-08-15T12:10:39Z
dc.date.available2016-08-15T12:10:39Z
dc.date.issued2014-12-11
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1985
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social - Produção Editorial, RS, 2014.por
dc.description.abstractThis paper discusses the representation of homosexuality in the school environment, reflecting on how it occurs in the short film Eu não quero voltar sozinho, directed by Daniel Ribeiro. The study aims to investigate how the characters indicate the discovery of homosexuality in adolescence, background for discussions of sexuality and visual impairment. So that we could carry out this research, we are supported by Queer Theory and studies on relations between Cinema and Society. We proposed in this study a methodology based on film analysis of the short film, from the description and interpretation of the formal, esthetic and narrative resources. The results show that despite the lack of interest of teachers by the particularities of the students, the school homogenizer policy failure in the contact with the different that is inevitable, marked by characters who naturalize homosexual relations, with love as the main point through a narrative that permeates not profane or wrong so queer.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHomossexualidadepor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectCurta-metragempor
dc.subjectHomosexualityeng
dc.subjectSchooleng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectShort filmeng
dc.title“Eu Não Quero Voltar Sozinho”: a representação audiovisual da homossexualidade em ambiente escolarpor
dc.title.alternative“I Don’t Want to go Back Alone”: the audiovisual representation of homosexuality in school environmenteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Comunicação Social – Produção Editorialpor
dc.description.resumoEste trabalho discute a representação da homossexualidade no ambiente escolar, refletindo sobre como ela ocorre no curta-metragem Eu não quero voltar sozinho, dirigido por Daniel Ribeiro. O estudo busca investigar como os personagens sinalizam a descoberta da homossexualidade na adolescência, pano de fundo para discussões de sexualidade e deficiência visual. Para que fosse possível realizar essa investigação, abordamos à luz da Teoria Queer e de estudos sobre relações entre Cinema e Sociedade. Propomos, em nosso estudo uma metodologia baseada na análise fílmica do curta-metragem, a partir da descrição e interpretação dos recursos formais, estéticos e narrativos. Os resultados apontam que apesar do desinteresse dos professores pelas particularidades dos alunos, a política homogenizadora da escola falha na medida em que o convívio com o diferente é inevitável, marcado por personagens que naturalizam as relações homossexuais,com o amor como ponto principal através de uma narrativa que não perpassa o profano ou errado, portanto, queer.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples