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dc.contributor.advisorFerreira, Laura Senna
dc.creatorJardim, Cristiane de Almeida
dc.date.accessioned2020-06-09T14:10:22Z
dc.date.available2020-06-09T14:10:22Z
dc.date.issued2018-09-24
dc.date.submitted2018
dc.identifier.citationJARDIM, C. de A. Trabalho precário: direitos e condições de trabalho do professor da Educação Básica do Estado na cidade de Santa Maria/ RS. 2018. 64p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2018.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/19880
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Licenciatura em Administração, RS, 2018.por
dc.description.abstractThis study investigates the theme of the precariousness of the work, starting from cases of the teachers' of the state public school of Santa Maria/RS city. The study is interested in analyzing if it has been happening a flexibility of the rights of the work and in what way the weakening of the rights added to the conditions of the teacher's of the state public school work, it allows to speak, tends for base the concept of sociologist's Robert Castel precarious work (2012), in precariousness of the work in the segment. For collection of the data a teacher of each area of the knowledge was interviewed, in a sample of six schools of the twenty-four state schools of medium level of the city. For verification of the rights formally insured to the teacher we analyzed the Law no. 6.672 of April 22, 1974, of the plan of career of the state public teaching. The study observed a series of elements that they indicate precariousness, happened, above all, starting from the education reforms of the decade of 1990, marked by the most general processes of productive restructuring. The investigation has examined in that measured the conditions of the teacher's work bring impacts for his good to be, reaching the health of the body and of the soul (ALVES, 2007). With base in that problematic, we analyzed the subject considering profile the last three governments' of the State: Yeda Crusius (PSDB) 2007-2010, Tarso Genro (PT) 2011-2014 and José Ivo Sartori (MDB) 2015 -2018.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Aberto*
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectTrabalho precáriopor
dc.subjectProfessores estaduaispor
dc.subjectDireitospor
dc.subjectPrecarious workeng
dc.subjectState teacherseng
dc.subjectRightseng
dc.titleTrabalho precário: direitos e condições de trabalho do professor da educação básica do estado na cidade de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativePrecarious work: rights and conditions of work of the teacher of the basic education of the state of Rio Grande do Sul in the city of Santa Mariaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoEste estudo investiga o tema da precariedade do trabalho, a partir do caso dos professores da escola pública estadual da cidade de Santa Maria-RS. O estudo se interessa em analisar se tem ocorrido uma flexibilização dos direitos do trabalho e de que modo a fragilização dos direitos somada às condições de trabalho do professor da escola pública estadual, permite falar, tendo por base o conceito de trabalho precário do sociólogo Robert Castel (2012), em precarização do trabalho no segmento. Para coleta dos dados foi entrevistado um professor de cada área do conhecimento, num total de seis escolas das vinte e quatro escolas estaduais de nível médio da cidade. Para constatação dos direitos formalmente assegurados ao professor analisamos a Lei nº 6.672 de 22 de abril de 1974, do plano de carreira do magistério público estadual. O estudo observou uma série de elementos que indicam precariedade, ocorridos, sobretudo, a partir das reformas educacionais da década de 1990, marcada pelos processos mais gerais de reestruturação produtiva. A investigação indagou em que medida as condições de trabalho do professor trazem impactos para o seu bem estar, atingindo a saúde do corpo e da alma (ALVES, 2007). Com base nessa problemática, analisamos a questão considerando o perfil dos três últimos governos do Estado: Yeda Crusius (PSDB) 2007-2010, Tarso Genro (PT) 2011-2014 e José Ivo Sartori (MDB) 2015-2018.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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