dc.contributor.advisor | Machado, Lucyenne Matos da Costa Vieira | |
dc.creator | Galvão, Maria do Socorro Bezerra | |
dc.date.accessioned | 2016-08-16T14:06:25Z | |
dc.date.available | 2016-08-16T14:06:25Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2004 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Projeto fazendo acontecer | por |
dc.title | Educação inclusiva no município de Boa Vista: Projeto Fazendo Acontecer | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Boa Vista, RR, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | Como consta na legislação, desde a década de 60 ocorrem movimentos para a
educação de pessoas com deficiência. Mas, sem dúvida, após a constituição de
1988 e documentos internacionais, a mobilização por uma educação inclusiva
tornou-se evidente no Brasil. Como forma de impulsionar essa educação inclusiva,
atendendo ao dispositivo da legislação educacional vigente, Lei nº 9394/96, o
Município de Boa Vista desenvolve o Projeto Fazendo Acontecer, e este artigo tem
como objetivo descrever sobre o desenvolvimento do mesmo, expondo a legislação
e documentos vigentes sobre o tema, apresentando aspectos teóricos sobre
educação inclusiva e levantar dados das ações do Projeto fazendo acontecer. Para
o alcance desses objetivos, utilizou-se da metodologia de pesquisa bibliográfica e
documental. Com isso, observou-se no resultado o atendimento a todas as
exigências legais, expondo também possíveis melhorias e ampliação do projeto.
Portanto, as escolas que fazem parte deste projeto tende a formação de cidadãos
que admitem a diferença sem discriminação, através da admissão de uma prática
educativa permeada pela aceitação da diferença, pelo convívio e socialização,
concebendo uma sociedade mais consciente e justa. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |