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dc.contributor.advisorChequim, Caroline Corrêa Fortes
dc.creatorGomes, Fátima Marinho
dc.date.accessioned2016-08-16T14:16:15Z
dc.date.available2016-08-16T14:16:15Z
dc.date.issued2010-06
dc.date.submitted2010
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2005
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010.por
dc.description.abstractThis research aims to investigate the inclusion of students with Down syndrome to the dynamics of the classroom of regular education. The overall objective of the article was to describe and reflect on the difficulties, the limits and possibilities of teacher performance that have disabled students in regular education class. The research methodology was data collection instruments to observe the students in the two chosen classes, interviews and informal conversations with two teachers, learning about teaching practice from the standpoint of the teacher. The results showed that even the teachers supported the initiatives of the inclusion of students with disabilities in regular classes, recognize that this practice still occurs in a very precarious, requiring the need to make adjustments to teaching and curriculum.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleAspectos da prática pedagógica relacionada à educação inclusiva nas classes regulares de ensinopor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Conselheiro Lafaiete, MG, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaDpor
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo investigar sobre a inclusão do aluno com Síndrome de Down à dinâmica da sala de aula do ensino regular. O objetivo geral do artigo foi a descrever e refletir sobre as dificuldades, os limites e as possibilidades de atuação do professor que tem aluno com deficiência na classe de ensino regular. A metodologia da pesquisa teve como instrumentos de coleta de dados a observação dos alunos nas duas classes escolhidas, entrevista e conversas informais com duas professoras, buscando conhecer a prática pedagógica do ponto de vista do professor. Os resultados evidenciaram que mesmo as professores apoiarem as iniciativas da inclusão de alunos com deficiência nas classes regulares, reconhecem que esta prática ainda ocorre de forma bastante precária, havendo necessidade de necessidade da realização de adaptações pedagógicas e curriculares.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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