Educação sexual em ambiente escolar: conhecimento sobre infecções sexualmente transmissíveis e uso de preservativo
Resumo
Objetivo: Caracterizar o conhecimento de adolescentes quanto as IST, o uso do preservativo e o conhecimento
adquirido acerca dessa temática em oficinas de educação sexual, em uma Escola Pública Estadual. Método: Estudo
transversal, com abordagem quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 43 adolescentes, com média de idade de
14,86 de ambos os sexos. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário distribuído aos adolescentes em
sala de aula, após a realização de oficinas sobre educação sexual. Os resultados foram organizados em tabelas e
analisados à luz da literatura, após parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa nº17829918.6.0000.5346.
Resultados: Verificou-se que 91% dos participantes já tinha conhecimento sobre as IST antes das oficinais. O HIV
e a sífilis foram as IST mais conhecidas pela amostra. 93% da amostra afirma que o preservativo é o melhor método
de prevenção contra as IST, em contrapartida, um percentual significativo dos participantes relatou não o utilizar
(47%). A oficina sobre IST trouxe conhecimentos sobre outras formas de contágio das IST para 46% dos
adolescentes, entretanto ainda demonstraram dúvidas ao entender se o fato de apresentar uma IST aumenta ou não
as chances de pegar outras IST e HIV/AIDS. Conclusão: Os adolescentes possuem conhecimento prévio sobre IST
e que o HIV e a sífilis são as infecções mais conhecidas por eles. Os adolescentes demonstraram ter conhecimento
quanto a importância do uso do preservativo na prevenção contra as IST, entretanto, um percentual significativo de
participantes não faz o uso desse. A oficina sobre IST demonstrou trazer clareza para os adolescentes as diferentes
formas de contágio das IST, entretanto, uma única oficina demonstrou ser pouco para questionamentos menos
frequentes no cotidiano dos participantes.
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