Potencialidade do Google Maps nas aulas de geografia em uma escola do campo de Santa Maria, RS
Resumo
A presente pesquisa busca compreender quais as potencialidades do uso da
ferramenta Google Maps para o ensino de geografia em uma escola do
campo? Para isso, tem-se como objetivo geral avaliar as potencialidades do
uso da ferramenta Google Maps para o ensino de Geografia na Escola
Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande. Como objetivos específicos, a
pesquisa pretende apresentar a ferramenta Google Maps para educandos da
Escola Estadual de Ensino Fundamental Arroio Grande, ensinando suas
funções; identificar através da ferramenta Google Maps o espaço onde estes
jovens e a escola em que estudam se insere; avaliar se a ferramenta auxilia na
democratização do conhecimento no que tange a geografia escolar. A pesquisa
trata-se de um estudo de caso com abordagem qualitativa. Para tanto, foram
realizadas atividades, com educandos do Ensino Básico, utilizando o Google
Maps como ferramenta de interação e de complementação do conteúdo
Problemas Ambientais. Através da utilização do Google Maps, os educandos
mostraram mais motivação na aula, bem como relataram que a ferramenta
proporciona uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, uma vez que o
mesmo aproveita os conhecimentos prévios dos educandos, levando‐os a
relacionar os conhecimentos adquiridos com o seu cotidiano e tornando mais
fácil o entendimento de conceitos mais específicos, potencializando assim o
ensino e democratizando o conhecimento. A presente dissertação está focada
na área de concentração de Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e
Democratização da Educação para a Gestão de Tecnologias Educacionais em
Rede. Assim, a partir deste trabalho foi possível ter como resultado o
diagnóstico de indicativo de uso do Google Maps como uma ferramenta para a
educação.
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