Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrignol, Liliane Dutra
dc.creatorSörensen, Alexia Fernandes
dc.date.accessioned2016-08-17T13:17:26Z
dc.date.available2016-08-17T13:17:26Z
dc.date.issued2015-12-17
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2023
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis research it aims to understand the construction and the relationship of the Harry Potter’s fans with the saga, the cultural object, and the relationship of the fan in the creation of fanmades, furthermore describing this ways of consumption and production like expressions of taste (HENNION, 2010, 2011) and individual performances (EHRENBERG, 2010; GOFFMAN, 2009). This work discuses both the fan culture, relating with consumption and material culture and with participation culture and ways of production, as the fan by the theory of performances of taste. As a methodology, it is proposed by a biographical approach through life stories, since while talking about Harry Potter with eight fans, from unknowing to love, from consumption to production, with those who are close to the story, it could be investigated the relationship of the fan with Harry Potter and the relationship of making fanmades. Therefore this analysis intended to explore the statements by three axes of analysis: similarities between biographical narrative, consumption behaviors and material culture, making fanmades. In this way, it was possible to extract as logic of performances of taste, a demonstration of involvement; characterization and propagation. The first logic was observed by the engagement of the fans with the narrative, both by the consume and the production of content. The second one was noted by 'wearing it' and 'exposing' yourself as a fan of Harry Potter making the use of objects coffered granted of value. And at last, the logic of performance is recognized by the fanmades itself which assisted the development of new faces in the magical world of Hogwarts and kept the story alive.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPerformance de gostopor
dc.subjectCultura de fãspor
dc.subjectHarry Pottereng
dc.subjectPerformances of tasteeng
dc.subjectFan cultureeng
dc.titleOs contos dos fãs – estudo acerca das performances de gosto dos fãs de Harry Potterpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Comunicação Social – Publicidade e Propagandapor
dc.description.resumoA pesquisa visa compreender como se dá a construção e a relação do fã de Harry Potter com a saga, o objeto cultural, e a relação do fã na produção de fanmades, e caracterizar essas formas de consumo e produção enquanto manifestações de gosto (HENNION, 2010, 2011) e performance pessoal (EHRENBERG, 2010; GOFFMAN, 2009). Aborda-se, neste trabalho, tanto a cultura do fã, relacionando-a com consumo enquanto experiência e cultura material e com cultura da participação e formas de produção, quanto o fã por meio da teoria da performance de gosto. Como metodologia, é proposto um viés biográfico por meio de relatos de vida, já que rememorando a história dos oito fãs sobre Harry Potter, do desconhecimento ao amor, do consumo à produção, com aqueles que são os mais próximos à história, pôde-se refletir a relação do fã com Harry Potter e a construção de fanmades. Assim, esta análise buscou explorar os relatos por três eixos centrais: similaridades nos relatos biográficos, nos hábitos de consumo e cultura material, e na construção de fanmades. E, dessa forma, foi possível pensar como lógicas de performances de gosto, uma manifestação de envolvimento, de caracterização e de propagação. Sendo a primeira lógica observada através do engajamento dos fãs com a narrativa, tanto pelo consumo quanto pela produção de conteúdo, a segunda, por meio do ‘revestir-se’ e ‘expor-se’ como fã de Harry Potter através de objetos conferidos de valor e, por fim, a outra lógica de performance é percebida pelas próprias fanmades, que tem o caráter de auxiliar o desenvolvimento de novas faces do universo mágico de Hogwarts e manter a história viva.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples