dc.contributor.advisor | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.creator | Berwaldt, Natan Luiz Paetzhold | |
dc.date.accessioned | 2021-02-25T19:12:22Z | |
dc.date.available | 2021-02-25T19:12:22Z | |
dc.date.issued | 2021-02-10 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20350 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa
Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2021. | por |
dc.description.abstract | The popularization of Graphic engines is constantly growing, allowing more users to use 3D
virtual scenarios in their projects, without much knowledge of computer graphics. However,
there is a limit to the realism that can be achieved without the development of advanced rendering
techniques, especially when it comes to lighting the scene. Techniques that intend
to increase the quality of illumination are a recurring theme of study in the area of computer
graphics. In particular, image-based lighting is a technique widely used for its realistic
results, but it is limited by the use of images with high dynamic range, which are usually
only captured through special hardware. Considering this, this work presents a solution for
automatic conFiguration of lighting parameters inside the Unity graphics engine using as
input only a simple outdoor image, in order to make the virtual scene have the same light
conditions as the input image. For this, was implemented a neural network architecture
that was trained to estimate lighting information from the input image. This network is then
imported into a program where the estimated values are converted into parameters and
applied within Unity’s lighting algorithms. The technique is capable of using photographs of
different weather situations to configure multiple parameters in a fully automatic way, innovating
the way to configure the lighting of a scene. The tests prove the high quality of the
results and success in achieving the objectives. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Iluminação | por |
dc.subject | Alcance dinâmico | por |
dc.subject | Cenário virtual | por |
dc.subject | Motor gráfico | por |
dc.subject | Rede neural | por |
dc.title | Parametrização da iluminação de uma cena virtual 3D baseado em imagem LDR | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.description.resumo | A popularização dos motores gráficos vêm crescendo a cada ano, permitindo que cada vez
mais usuários utilizem cenários virtuais 3D em seus projetos, sem conhecimento aprofundado
de computação gráfica. Porém, há um limite no realismo que é possível obter sem a
necessidade do desenvolvimento de técnicas avançadas na renderização, principalmente
se tratando da iluminação da cena. Técnicas que buscam aumentar a qualidade da iluminação
são tema recorrente de estudo na área de computação gráfica. Em especial, iluminação
baseada em imagem é uma técnica muito utilizada por gerar resultados bastante
realistas, mas é limitada pela necessidade do uso de imagens com alto alcance dinâmico,
que geralmente são obtidas apenas através de hardware específico. Considerando isso,
este trabalho apresenta uma solução para configuração automática de parâmetros de iluminação
dentro do motor gráfico Unity utilizando como entrada apenas uma fotografia de
uma paisagem externa, no intuito de fazer com que a cena virtual tenha uma iluminação
similar à da imagem de entrada. Para isso é implementada e treinada uma arquitetura
de rede neural para estimar informações de iluminação a partir da imagem de entrada,
essa rede é então importada para dentro de um programa onde os valores estimados são
convertidos em parâmetros e aplicados dentro dos algoritmos de iluminação do Unity.
A técnica desenvolvida é capaz de utilizar fotografias de diferentes situações climáticas
para configurar múltiplos parâmetros de maneira totalmente automática, inovando a forma
de preparar a iluminação da cena. Os testes efetuados comprovam a qualidade dos resultados
e sucesso na realização dos objetivos. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |