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dc.contributor.advisorPozzer, Cesar Tadeu
dc.creatorBerwaldt, Natan Luiz Paetzhold
dc.date.accessioned2021-02-25T19:12:22Z
dc.date.available2021-02-25T19:12:22Z
dc.date.issued2021-02-10
dc.date.submitted2021
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20350
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2021.por
dc.description.abstractThe popularization of Graphic engines is constantly growing, allowing more users to use 3D virtual scenarios in their projects, without much knowledge of computer graphics. However, there is a limit to the realism that can be achieved without the development of advanced rendering techniques, especially when it comes to lighting the scene. Techniques that intend to increase the quality of illumination are a recurring theme of study in the area of computer graphics. In particular, image-based lighting is a technique widely used for its realistic results, but it is limited by the use of images with high dynamic range, which are usually only captured through special hardware. Considering this, this work presents a solution for automatic conFiguration of lighting parameters inside the Unity graphics engine using as input only a simple outdoor image, in order to make the virtual scene have the same light conditions as the input image. For this, was implemented a neural network architecture that was trained to estimate lighting information from the input image. This network is then imported into a program where the estimated values are converted into parameters and applied within Unity’s lighting algorithms. The technique is capable of using photographs of different weather situations to configure multiple parameters in a fully automatic way, innovating the way to configure the lighting of a scene. The tests prove the high quality of the results and success in achieving the objectives.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectIluminaçãopor
dc.subjectAlcance dinâmicopor
dc.subjectCenário virtualpor
dc.subjectMotor gráficopor
dc.subjectRede neuralpor
dc.titleParametrização da iluminação de uma cena virtual 3D baseado em imagem LDRpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoA popularização dos motores gráficos vêm crescendo a cada ano, permitindo que cada vez mais usuários utilizem cenários virtuais 3D em seus projetos, sem conhecimento aprofundado de computação gráfica. Porém, há um limite no realismo que é possível obter sem a necessidade do desenvolvimento de técnicas avançadas na renderização, principalmente se tratando da iluminação da cena. Técnicas que buscam aumentar a qualidade da iluminação são tema recorrente de estudo na área de computação gráfica. Em especial, iluminação baseada em imagem é uma técnica muito utilizada por gerar resultados bastante realistas, mas é limitada pela necessidade do uso de imagens com alto alcance dinâmico, que geralmente são obtidas apenas através de hardware específico. Considerando isso, este trabalho apresenta uma solução para configuração automática de parâmetros de iluminação dentro do motor gráfico Unity utilizando como entrada apenas uma fotografia de uma paisagem externa, no intuito de fazer com que a cena virtual tenha uma iluminação similar à da imagem de entrada. Para isso é implementada e treinada uma arquitetura de rede neural para estimar informações de iluminação a partir da imagem de entrada, essa rede é então importada para dentro de um programa onde os valores estimados são convertidos em parâmetros e aplicados dentro dos algoritmos de iluminação do Unity. A técnica desenvolvida é capaz de utilizar fotografias de diferentes situações climáticas para configurar múltiplos parâmetros de maneira totalmente automática, inovando a forma de preparar a iluminação da cena. Os testes efetuados comprovam a qualidade dos resultados e sucesso na realização dos objetivos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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