dc.contributor.advisor | Mazzardo, Mara Denize | |
dc.creator | Götz, Deisi Mara Baumgarten | |
dc.date.accessioned | 2016-08-17T15:26:20Z | |
dc.date.available | 2016-08-17T15:26:20Z | |
dc.date.issued | 2011-10-14 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2037 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present article is resulted of the research about Technologies in the Education: challenges in the teach-learning process that had as objective to understand how the teach-learning process happens mediated through the technologies. The research, a case study, was carried out in two cities and the instruments of collection of data had been the questionnaire and the comment of lessons. The questionnaires had been applied for a group of beginner students of the elementary school, educators and education’s secretaries of the searched cities. The results demonstrate that the technological resources contribute in the students’ knowledge construction, however, they need the mediation and orientation of the educator.
For times, the educator feels itself unprepared and unsafe to teach a class involving technologies, due to the lack of basic knowledge. Another difficulty is the lack or scrapping of the resources in the school. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Recursos tecnológicos | por |
dc.subject | Educandos | por |
dc.subject | Educadores | por |
dc.title | Tecnologias na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.title.alternative | Technologies in the education: challenges in the teach-learning process | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo é resultado da pesquisa sobre Tecnologias na Educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem que teve como objetivo compreender como acontece o processo de ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias. A pesquisa, um estudo de caso, foi realizada em dois municípios e os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a observação de aulas. Os questionários foram aplicados para um grupo de educandos das séries iniciais do ensino fundamental, educadores e secretárias de educação dos municípios pesquisados. Os resultados demonstram que os recursos tecnológicos contribuem na construção do conhecimento dos educandos, porém, necessitam de mediação e orientação do educador. O educador, por vezes, sente-se despreparado e inseguro para ministrar aulas envolvendo tecnologias, devido à falta de conhecimentos básicos. Outra dificuldade é a falta ou sucateamento dos recursos na escola. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |