Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMazzardo, Mara Denize
dc.creatorGötz, Deisi Mara Baumgarten
dc.date.accessioned2016-08-17T15:26:20Z
dc.date.available2016-08-17T15:26:20Z
dc.date.issued2011-10-14
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2037
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe present article is resulted of the research about Technologies in the Education: challenges in the teach-learning process that had as objective to understand how the teach-learning process happens mediated through the technologies. The research, a case study, was carried out in two cities and the instruments of collection of data had been the questionnaire and the comment of lessons. The questionnaires had been applied for a group of beginner students of the elementary school, educators and education’s secretaries of the searched cities. The results demonstrate that the technological resources contribute in the students’ knowledge construction, however, they need the mediation and orientation of the educator. For times, the educator feels itself unprepared and unsafe to teach a class involving technologies, due to the lack of basic knowledge. Another difficulty is the lack or scrapping of the resources in the school.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempor
dc.subjectRecursos tecnológicospor
dc.subjectEducandospor
dc.subjectEducadorespor
dc.titleTecnologias na educação: desafios no processo de ensino-aprendizagempor
dc.title.alternativeTechnologies in the education: challenges in the teach-learning processeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três de Maio, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoO presente artigo é resultado da pesquisa sobre Tecnologias na Educação: desafios no processo de ensino-aprendizagem que teve como objetivo compreender como acontece o processo de ensino-aprendizagem mediado pelas tecnologias. A pesquisa, um estudo de caso, foi realizada em dois municípios e os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a observação de aulas. Os questionários foram aplicados para um grupo de educandos das séries iniciais do ensino fundamental, educadores e secretárias de educação dos municípios pesquisados. Os resultados demonstram que os recursos tecnológicos contribuem na construção do conhecimento dos educandos, porém, necessitam de mediação e orientação do educador. O educador, por vezes, sente-se despreparado e inseguro para ministrar aulas envolvendo tecnologias, devido à falta de conhecimentos básicos. Outra dificuldade é a falta ou sucateamento dos recursos na escola.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples