Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTrevisan, Michele Kapp
dc.creatorGriebler, Gelsi Schneider
dc.date.accessioned2016-08-18T12:58:50Z
dc.date.available2016-08-18T12:58:50Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2043
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis research investigates the use of films as an aducational resource in school teaching for upper grades of elementary school, which can also be used in high school, aiming to verify the contributions of certain movies to the teaching of history. To this end,we sought to know the origin of cinema and how it approaches to the field of education. We also performed a survey of some films that can assist in teaching and learning, pieces of work that help the student to know the context and the characteristics of a time, forming a historical approach and linking the film with the syllabus and historical context to which they belong. The methodology used was literature research in order to make a historical rewiw of cinema and its relation to education to well as the analytical description of certain works such as the movies Luther (2003) and 1492: conquest of paradise (1992)eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFilmespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectHistóriapor
dc.titleProduções cinematográficas como recurso didático nas aulas de Históriapor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Santa Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationMídias na Educação, EaDpor
dc.description.resumoEstá pesquisa investiga a utilização de obras cinematográficas como recurso pedagógico no ensino escolar, para séries finais do ensino fundamental, também podendo ser utilizado no ensino médio, tendo como objetivo verificar as contribuições de determinados filmes para o ensino da disciplina de história. Para tanto, buscou-se conhecer primeiramente a origem do cinema e a forma como o mesmo veio e vem se aproximando do campo da educação. Ainda, fez-se um levantamento de algumas obras cinematográficas que podem contribuir no processo de aprendizagem, obras que, ajudam o estudante a conhecer o contexto e as características de uma época, formando uma visão histórica e, relacionando o filme com os conteúdos programáticos e o contexto histórico ao qual pertencem. A metodologia utilizada foi uma pesquisa bibliográfica a fim de fazer o resgate histórico do cinema e a relação do mesmo com a educação, bem como a descrição analítica de determinadas obras, tais como o filme Lutero (2003) e 1492 A Conquista do Paraiso (1992).por
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples