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dc.contributor.advisorKalinine, Iouri
dc.creatorGonçalves, Maria Aparecida Cavalheiro
dc.date.accessioned2016-08-18T13:09:58Z
dc.date.available2016-08-18T13:09:58Z
dc.date.issued2011
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2044
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde, RS, 2011.por
dc.description.abstractThe objective of this research was to determine the physical development of students in first and second cycles of elementary school. The study group was consisted of all children aged 8 to 12 years of the State School for Primary Educationof the town of Tupanciretã, Brazil. A total of 90 students, 42 male and 48 female. In order to check the physical development of children they were used the following standardized physical tests: jump in extension without running, throwing a ball weighing 150g, modified abdominal, high flat bar for males and low fixed bar for females, 30 meters running and 1000m run/walk.To evaluate the physical development of the students it was used the methodology proposed by Kalinine. Were also collected anthropometric measurements: weight, height and BMI. The survey results showed that the physical development of students surveyed, according to the assessment criteria proposed in general is insufficient. Only in the 30 meters race and long jump tests the students of both sexes showed, on average, the result „Good‟. In the test of fixed bar push-ups, throwing a ball weighing 150g for both sexes and modified abdominal for males showed a poor performance. Conclusion. We think it happens because there are no goals for the physical education teacher to follow, targets requiring the development of these physical skills of the students, in order that there is a physical strengthening of their health, through their physical development.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenvolvimento físicopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectEstudantespor
dc.titleAnálise do desenvolvimento físico dos estudantes brasileiros de 8 a 12 anos de idade da cidade de Tupanciretãpor
dc.title.alternativeAnalysis of the physical development of brazilian students aged 8 to 12 years from the town of Tupanciretãeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationAtividade Física, Desempenho Motor e Saúdepor
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi verificar o desenvolvimento físico de estudantes do primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. O grupo de estudo foi composto por todas as crianças de idade de 8 a 12 anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental do Município de Tupanciretã,RS, Brasil. Totalizando 90 estudantes, 42 de sexo masculino e 48 de sexo feminino. Para verificar o desenvolvimento físico das crianças foram utilizados os seguintes testes físicos padronizadas: salto em extensão sem corrida, arremesso de bola de 150g, abdominal modificado, barra fixa alta para sexo masculino e barra fixa baixa para sexo feminino, corrida de 30 metros e corrida/caminhada de 1000m. Para avaliação do desenvolvimento físico dos alunos foi utilizada a metodologia proposta por Kalinine. Foram coletadas também as medidas antropométricas: peso, altura e IMC. Os resultados da pesquisa mostraram que o desenvolvimento físico dos estudantes pesquisados, segundo os critérios de avaliação propostos, no geral encontra-se insuficiente. Somente nos testes de Corrida de 30 metros e Salto em extensão sem corrida, os estudantes de ambos os sexos mostraram, em média, o resultado “Bom”. Nos testes de Barra Fixa, Lançamento da Bola de 150g para ambos os sexos e Abdominal Modificado para sexo masculino foi mostrado o desempenho péssimo. Achamos que isso acontece porque não há metas para os professores de educação física seguirem, metas que exijam desenvolvimento dessas capacidades físicas dos alunos, para que haja um fortalecimento da saúde destes, através do seu desenvolvimento físico.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educação Física e Desportospor


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