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dc.contributor.advisorBerselli, Marcia
dc.creatorDoro, Allan Luidi Valada
dc.date.accessioned2021-03-29T11:17:23Z
dc.date.available2021-03-29T11:17:23Z
dc.date.issued2021-01-29
dc.date.submitted2021-01-29
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20465
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso Licenciatura em Teatropor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectContato improvisaçãopor
dc.subjectJogos teatraispor
dc.subjectOficina de teatropor
dc.titleEntre o contato improvisação e os jogos teatrais: uma análise sobre o entrelaçamento de duas práticas em uma oficina de teatropor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Teatropor
dc.description.resumoA presente pesquisa desenvolvida como trabalho de conclusão de curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria tem como foco compreender o entrelaçamento de duas práticas em uma oficina de teatro, o Contato Improvisação (CI) e os jogos teatrais de Augusto Boal. Este estudo teórico parte da análise das oficinas “O corpo como lugar de fala”, que foi desenvolvida no ano de 2019, integrando o Estágio Supervisionado de Docência em Teatro III - Oficina de Teatro do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A partir de Steve Paxton (1997), Marcia Berselli (2014), Ana Alonso (2012), Fernanda de Carvalho Leite (2005), Augusto Boal (1982/2014), Diego Pizarro (2011), dentre outros autores, busca-se promover um diálogo entre as duas práticas mencionadas, no intuito de reconhecer como ocorreu o entrelaçamento entre elas. São apresentados os modos como os jogos teatrais foram utilizados/inseridos juntamente com a prática do CI e como foi possível explorar as competências advindas do Contato Improvisação a partir dos jogos teatrais de Augusto Boal. Por fim, uma breve análise sobre o papel do professor/facilitador é realizada, levantando questões acerca do reajuste de metodologias e de avaliações na aula de teatro.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


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