dc.contributor.advisor | Mazzardo, Mara Denize | |
dc.creator | Gutjahr, Merici Teresinha Oppermann | |
dc.date.accessioned | 2016-08-18T13:36:41Z | |
dc.date.available | 2016-08-18T13:36:41Z | |
dc.date.issued | 2011-10-15 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2046 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011. | por |
dc.description.abstract | The present article is the result of a research which aimed at pointing some advances and limits in relation to the technological appropriation of educators and its inclusion in the didactic practices, analyzing the factors that contribute, and those that make its effectiveness difficult. This research is characterized for being a case study, presenting a qualitative approach, being a questionnaire the instrument to collect the data. The target public were Elementary and High School educators of three public schools of Santo Cristo – Rio Grande do Sul State. Analyzing the data, we compared
the advances and limits previously mentioned by the authors in the bibliography, and those mentioned by the people interviewed in the research.. The results point at some advances in all this process, like planning of classes using technology, and involving students in a participative way, changing the relation between educator and student, and the process of building of knowledge, and the offering of digital didactic resources via the Internet and technologies at schools. But the limits still rule, like the lack of structure in the informatics laboratories, since professional people or equipments, and, the main deficiency: educators without continuing formation, who feel not prepared to change their didactic practices by inserting technology. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educadores | por |
dc.subject | Apropriação tecnológica | por |
dc.subject | Avanços | por |
dc.subject | Limites | por |
dc.title | Educador do século XXI e apropriação tecnológica: avanços e limites | por |
dc.title.alternative | Twenty-first century educators and technological appropriation: advances and limits | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três de Maio, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo apontar alguns avanços e limites frente à apropriação tecnológica dos educadores e a inclusão nas práticas didáticas, analisando os fatores que contribuem e os que dificultam a sua efetivação. Esta pesquisa caracteriza-se por ser um estudo de caso, apresentando uma abordagem qualitativa, sendo o questionário o instrumento de coleta de dados. O público alvo da pesquisa foram os educadores do ensino fundamental e médio de três escolas públicas no município de Santo Cristo – RS. Na análise dos dados comparamos os avanços e limites referidos pelos autores na revisão
bibliográfica e os citados pelos sujeitos da pesquisa. Os resultados apontam alguns avanços em todo esse processo como planejamento de aulas utilizando as tecnologias e envolvendo os educandos de forma participativa, mudando a relação entre educador e educando e o processo de construção do conhecimento, disponibilização de recursos didáticos digitais na Internet e tecnologias nas escolas. Os limites ainda imperam como falta de estrutura nos laboratórios de informática, seja de profissional ou de equipamentos e a principal que é educadores sem formação continuada, os quais não se sentem preparados para mudar suas práticas didáticas
com inserção das tecnologias. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |