Comunicação do diagnóstico de HIV: tradução do conhecimento e avaliação do conteúdo de um guia para profissionais que atendem crianças
Resumo
A comunicação do diagnóstico de infecção pelo HIV indica-se ser iniciada na infância com acompanhamento de uma equipe multiprofissional em serviço de saúde. No entanto, não há subsídios teórico-práticos para acompanhamento da comunicação do diagnóstico de HIV para crianças. Tem-se como objetivos: identificar as evidências científicas dos elementos da comunicação de más notícias em pediatria; construir o conteúdo do guia de acompanhamento de comunicação do diagnóstico de infecção pelo HIV na infância; avaliar o conteúdo do guia de acompanhamento de comunicação do diagnóstico de infecção pelo HIV na infância. Tratou-se de uma pesquisa participativa, fundamentada no modelo teórico da Tradução do Conhecimento em Ação, realizada em duas etapas. Na primeira, foi aplicado o ciclo de criação do modelo teórico que envolve pesquisa do conhecimento, conhecimento de 2ª geração e produtos/ferramentas do conhecimento; originando o conteúdo da tecnologia intitulada Comunicação do diagnóstico de HIV na infância: guia para profissionais que atendem crianças. O conteúdo da tecnologia foi criado a partir do desenvolvimento de estudos de revisão, dos quais foram extraídas evidências segundo os elementos da comunicação. Na segunda etapa, foram selecionados os participantes por meio dos critérios de Fehring e constituiu-se um comitê de juízes especialistas que desenvolveu a avaliação por meio de plataforma online, no primeiro semestre de 2020. Foi aplicado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC) e estabelecido o índice mínimo de 0,80. Os aspectos éticos foram respeitados de acordo a resolução 466/12, assim como os princípios da bioética, sendo o projeto aprovado pela instituição proponente. O consentimento dos participantes foi obtido por meio de TCLE digital, também na plataforma online. Participaram juízes dos estados brasileiros, compondo um total de 26 juízes. A tecnologia foi avaliada com IVC global de 0,94. As sugestões dos juízes foram atendidas de acordo ao objetivo da tecnologia. O conteúdo deste guia poderá subsidiar a prática assistencial dos profissionais que atendem crianças que vivem com HIV, podendo ser incorporado pelos serviços de saúde. A partir da avaliação do conteúdo do guia, espera-se que esse conteúdo fundamente e qualifique as demais etapas, com avaliação de face e aplicação com o público-alvo. Ao final da criação do guia, vislumbra-se que os profissionais possam acompanhar a comunicação do diagnóstico de HIV a criança, com respaldado em evidências nacionais e internacionais e na avaliação de renomados juízes. E, que a enfermagem se fortaleça enquanto ciência, produzindo inovação tecnológica, envolvendo-se no acompanhamento da comunicação do diagnóstico de HIV a criança.
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