dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Garlet, Francieli Regina | |
dc.date.accessioned | 2016-08-19T13:37:30Z | |
dc.date.available | 2016-08-19T13:37:30Z | |
dc.date.issued | 2012-11-30 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2052 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This article presents a research which was done at Specialization on Technologies of Information and Communication applied to Education. Its main problem was to discuss the possibilities visual culture offers to think about the use of image at EaD context. The research had a qualitative approach and involved image experimentation with tutors of education courses of UAB/UFSM and also a reflection about an image experience done at Specialization on TIC applied to Education. Based on visual culture authors as Hernández (2011), Brea (2010) and Dias (2011) and authors who board questions about EaD, like Moran (2002), Vilaça (2010) and Primo (2005 and 2007), this research aimed to approach the use of image at this context, through other possibilities. Beyond illustration, image can be thought as a way to amplify reflections about concepts and contents, while contributing to discuss oneself and the world. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cultura visual | por |
dc.subject | Educação a distância | por |
dc.subject | Uso de imagem | por |
dc.title | Contribuições da cultura visual para pensar a imagem no contexto EaD | por |
dc.title.alternative | Contributions of visual culture to think images at EaD context | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Agudo, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | O presente artigo apresenta uma investigação realizada no Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, cujo problema central foi discutir as possibilidades que a cultura visual oferece para pensar o uso da imagem no contexto EaD. A pesquisa, cuja abordagem metodológica foi de cunho qualitativo, envolveu uma atividade com experimentação da imagem realizada com tutores de cursos de licenciatura da UAB/UFSM e uma reflexão a respeito de uma experiência com utilização da imagem durante o Curso de Especialização em TIC Aplicadas à Educação. Buscou-se também, com base em autores que pensam a cultura visual, como Hernández (2011), Brea (2010) e Dias (2011), tecidas a autores que abordam questões relativas à EaD, Moran (2002), Vilaça (2010) e Primo (2005 e 2007), abordar a utilização da imagem neste contexto, a partir de outras possibilidades. Para além da ilustração, a imagem pode ser pensada como um meio de ampliar reflexões sobre conceitos e conteúdos ao mesmo tempo em que contribui para problematização de si e do mundo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |