Mostrar registro simples

dc.creatorKist, Anna Christine Ferreira
dc.date.accessioned2021-04-14T10:39:08Z
dc.date.available2021-04-14T10:39:08Z
dc.date.issued2019-09-27
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20555
dc.description.abstractThis thesis refers to the educational territories of Critical Environmental Education and Rural Education and their articulation through a praxis, a critical, emancipatory and transformative education. In this sense, this work aimed to understand how Critical Environmental Education, dialogues with Campo Education in Campo schools that participated in the extension project Environmental Education - Sustainable Schools and With Life / UFSM. As specific objectives: 1.Problematize the concepts of critical environmental education, campo education and campo school. 2. To analyze the action Secad/Secadi's performance in the areas of environmental education and campo education in the Lula and Dilma Governments and the repercussions of their extinction in the current government. 3. Verify if the extension project of Environmental Education Sustainable Schools and With Life/UFSM promoted changes in the teaching practices of the researched schools. 4. Identify and discuss the design that guides teaching practices in these schools. 5. Find out if Critical Environmental Education and Campo Education are present in these schools and how they are articulated through a pedagogical praxis. 6. Propose ways for the strengthening of Critical Environmental Education and Campo Education in the continuous and permanent formation of teachers. In this investigation we used the dialectical method, qualitative methodology with conceptual theoretical approach in the dialectical method, investigative case study modality. Finally, it is concluded that Critical Environmental Education and Campo Education, dialogue and articulate from the theoretical foundations of Critical Theory, based on Marxist authors, the great Educator Paulo Freire, Popular Education and the pedagogical praxis present in schools searched.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação ambiental críticapor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectEscola do campopor
dc.subjectCritical environmental educationeng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectRural schooleng
dc.titleTerritórios em resistência: educação ambiental crítica em escolas do campo: uma análise a partir do curso de extensão escolas sustentáveis e Com-Vida/UFSMpor
dc.title.alternativeTerritories in resistance: critical environmental education in field schools: an analysis from the extension course sustainable and Com-Vida / UFSMeng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoA presente tese refere-se aos territórios educativos da Educação Ambiental Crítica e da Educação do Campo e sua articulação através de uma práxis, de uma educação crítica, emancipatória e transformadora. Nesse sentido, este trabalho, teve como objetivo geral compreender de que forma a Educação Ambiental Crítica, dialoga com a Educação do Campo nas escolas do campo que participaram do projeto de extensão Educação Ambiental - Escolas Sustentáveis e Com-Vida/UFSM. Como objetivos específicos: 1. Problematizar os conceitos de educação ambiental crítica, educação do campo e escola do campo. 2. Analisar a atuação da Secad/Secadi nos eixos da educação ambiental e educação do campo nos Governos Lula e Dilma e as repercussões da sua extinção no atual governo. 3. Verificar se o projeto de extensão de Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e Com-Vida/UFSM promoveu mudanças nas práticas docentes das escolas pesquisadas. 4. Identificar e discutir a concepção que orienta as práticas docentes nestas escolas. 5. Averiguar se a Educação Ambiental Crítica e a Educação do Campo estão presentes nestas escolas e de que forma se articulam através de uma práxis pedagógica. 6. Propor caminhos para o fortalecimento da Educação Ambiental Crítica e a Educação do Campo na formação continuada e permanente de professores. Nesta investigação utilizou-se o método Dialético, metodologia qualitativa com abordagem teórico conceitual no método dialético, modalidade investigativa de estudo de caso. Por fim conclui-se que a Educação Ambiental Crítica e Educação do Campo, dialogam e se articulam a partir dos fundamentos teóricos da Teoria Crítica, tendo como base autores Marxistas, o grande Educador Paulo Freire, a Educação Popular e nas práxis pedagógicas presentes nas escolas pesquisadas.por
dc.contributor.advisor1Meurer, Ane Carine
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724702305350914por
dc.contributor.referee1David, Cesar de
dc.contributor.referee1LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee2Sandoval, Ana Estela Dominguez
dc.contributor.referee2LattesXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee3Torres, Eloiza Cristiane Torres
dc.contributor.referee3LattesXXXXXXXXXXXXpor
dc.contributor.referee4Anello, Lúcia de Fatima Socoowski de
dc.contributor.referee4LattesXXXXXXXXXXXXXXXpor
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5218843601629018por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentGeociênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia e Geociênciaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International