A formação profissional no ensino técnico e a educação ambiental: o distanciamento entre a teoria e a prática
Visualizar/ Abrir
Data
2015-08-10Primeiro membro da banca
Pereira, Ascisio dos Reis
Segundo membro da banca
Cousin, Claudia da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Educação Ambiental (EA) é um tema polêmico e muito discutido,
principalmente pela dificuldade que se tem em trabalhá-la para que seja a
orientadora da política e da ética socioambiental. Esta pesquisa trabalhou com a
questão da ética ambiental no ensino técnico-profissionalizante, a partir do que
prevê a Lei 9.795/99, em seu artigo 10, parágrafo 3o
. Foi desenvolvida no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha – campus Santa Rosa, nos
cursos Técnico em Móveis e Técnico em Edificações, nas formas integrada e
subsequente. O objetivo principal desta pesquisa foi compreender como a ética
ambiental, nas atividades profissionais proposta pela Lei 9795/99 para os cursos
técnico-profissionalizantes é incorporada à formação dos estudantes dos referidos
cursos na teoria e na prática. Os dados da pesquisa foram coletados por meio dos
seguintes instrumentos: entrevista com alunos e professores e análise dos Projetos
Pedagógicos de Cursos (PPCs) e dos Planos de Ensino (PEs) dos cursos objeto da
pesquisa. Para análise dos dados foi utilizada metodologia quantitativa e qualitativa
com análise de conteúdo (BARDIN, 1977) para os PPCs, PEs e entrevistas, cujos
dados também foram quantificados em Unidades de Registro (palavras chave) e
Unidade de Contexto. A avaliação dos resultados permitiu concluir que a ética
ambiental não é contemplada nos referidos documentos de forma contínua; isso
significa que a legislação ambiental não está sendo cumprida. Além disso, não há
conformidade entre o que se constatou na análise dos PPCs e dos PEs, e o que a
entrevista com os professores mostrou, pois esses afirmaram contemplar a
educação e a ética ambiental. Outra divergência em relação às afirmações dos
professores está na fala dos alunos que não tiveram clareza para argumentar com
propriedade sobre os princípios éticos da EA. Diante disso, propõe-se: (a)
reorganização dos PPC; (b) estudos e discussão pelos professores dos documentos
que tratam da inserção da Educação e da Ética Ambiental no currículo dos Cursos
técnico-profissionalizantes; (c) organização de grupos de estudos; (d) capacitação
de professores sobre a inserção da Educação Ambiental de forma contínua e
contextualizada; (e) mudar a opção metodológica para organização do currículo para
superação da abordagem linear e fragmentada dos conteúdos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: