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dc.contributor.advisorLisbôa Filho, Flavi Ferreira
dc.creatorCosta, Greice Emanuela Morati da
dc.date.accessioned2016-08-24T13:20:57Z
dc.date.available2016-08-24T13:20:57Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2077
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2015.por
dc.description.abstractAnnually we see several cultural projects being approved in the Cultural Incentive Law of the city of Santa Maria (LIC) and that is extremely beneficial to the cultural development. However, we begin to question to whom it is destined this culture, once the citizen, most of times, should pay for the admission to have the access to art. On the theoretical referential, we attach on the cultural studies and democratisation and the cultural consumption by Williams (1969, 2003) and Hall (1980, 1997) and Lisboa Filho et al. (2015) and Avelar (2013) for the production and cultural management. Using the skills of Public Relations on the democratisation of the free access to art, the professional growing of the proponent and the reduction of the shortage of jobs in the field justifies the effort undertaken on this work. The methodology, based on the proposal of cultural analysis of Williams (2003), uses the techniques of bibliographical and documental analysis applied to the regulation of LIC, to the approved projects of interview with local producers and of a descriptive analysis of the answers, in order to explore and relate the techniques employed by the producers. In this way, our experiment found ways to democratise the free access to art through a street theatrical performance that debates questions of domestic and infant violence on the public and educational scope under the perspective of the Cultural Incentive Law on the city of Santa Maria.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlanejamento culturalpor
dc.subjectLei de incentivo à culturapor
dc.subjectEstudos culturaispor
dc.subjectDemocratização da culturapor
dc.subjectCultural planningeng
dc.subjectCulture incentive laweng
dc.subjectCultural studieseng
dc.subjectDemocratisation of the cultureeng
dc.titlePlanejamento na gestão cultural: desafios a um modelo eficientepor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Comunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoAnualmente vemos diversos projetos culturais sendo aprovados na Lei de Incentivo à Cultura do município de Santa Maria (LIC) e isso é extremamente benéfico para o desenvolvimento cultural. No entanto, passamos a questionar pra quem é destinada essa cultura, uma vez que o cidadão na maioria das vezes deve pagar pelo ingresso para conseguir ter acesso à arte. No referencial teórico ancoramo-nos nos estudos culturais e democratização e o consumo cultural por Williams (1969, 2003) e Hall (1980, 1997) e Lisboa Filho et al. (2015) e Avelar (2013) para produção e gestão cultural. Utilizar as competências das Relações Públicas na democratização do acesso gratuito à arte, o crescimento profissional do proponente e a redução da escassez de trabalhos na área justificam o esforço empreendido neste trabalho. A metodologia, baseada na proposta de análise cultural de Williams (2003), utiliza as técnicas de análise bibliográfica e documental aplicada à regulamentação da LIC, aos projetos aprovados, de entrevista com produtores locais e de uma análise descritiva das respostas, a fim de explorar e relacionar as técnicas utilizadas pelos produtores. Dessa forma, o nosso experimento encontrou formas de democratizar o acesso gratuito à arte através de um espetáculo teatral de rua que debata questões de violência doméstica e infantil em âmbitos públicos e educacionais sob a perspectiva da Lei de Incentivo à Cultura do Município de Santa Maria.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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