Auto regulação e percepção de competência motora em crianças praticantes e não praticantes de tênis de campo
Resumo
O presente estudo teve como objetivo verificar se crianças praticantes de Tênis de Campo possuem melhores níveis de percepção de competência motora e auto regulação quando comparadas a crianças não praticantes de Tênis de Campo. Participaram 70 crianças com idade entre 6 e 12 anos, divididas em dois grupos de 35 crianças: um grupo de uma escola da rede privada, e outro grupo de praticantes de Tênis de Campo pertencentes a dois clubes de um município da região central do Rio Grande do Sul. Foram utilizados os seguintes instrumentos para a avaliação das variáveis: Teste dos Cinco Dígitos (para flexibilidade cognitiva e controle inibitório), Inventário de Depressão Infantil (para sintomas de depressão), Screen for Child Anxiety Related Emotional Disorders (SCARED) (para ansiedade infantil), Pictorial Scale of Perceived Competence and Social Acceptance e Self-Perception Profile Of Children (para competência motora). Foi utilizada estatística descritiva para a apresentação das variáveis e foi adotado o nível de significância de p ≤ 0,005. Foram encontradas diferenças significativamente estatísticas entre os grupos nos sintomas de depressão, ansiedade e percepção de competência motora. O grupo de praticantes de Tênis, entretanto, não apresentou diferença estatística na flexibilidade cognitiva e inibição em relação aos não praticantes. O grupo escola apresentou maiores níveis de ansiedade e sintomas depressivos, e menores médias de percepção de competência motora, sendo essas, crianças não engajadas em atividades esportivas sistematizadas. Conclui-se que a prática do Tênis de Campo parece ser importante para a percepção de competência motora, controle dos níveis de ansiedade e sintomas depressivos.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: