Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorConrad, Kalliandra Quevedo
dc.creatorPrato, Mariana Aymone
dc.date.accessioned2016-08-24T14:19:12Z
dc.date.available2016-08-24T14:19:12Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2084
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2015.por
dc.description.abstractThis monograph aims to suggest Public Relations actions for including disabled people in the organizational context, because the main function of the Public Relations professional is to think strategically on the public they target and we realize that disabled people are part of a public that is usually overlooked by communication professionals. With that said, the specific objectives are to articulate the concepts of communication and accessibility; comprehend the profile of disabled people that are in the job market and identify the relation of these people with the organizational environment. At the end of the work it was sought to understand how Public Relations practices can contribute to the inclusion of disabled people in the organizational context, considering that, generally, disabled people are forgotten by communication professionals. In the development of this monograph some research techniques were applied, such as bibliographic research to have a theoretical reference, non-participant observation to comprehend the context of disabled people, in-depth interview to obtain specific answers and questionnaire to be familiar with the profile of disabled people that are in the job market and their relation with the organizational environment. To have an interesting theoretical framework I used the author Romeu Sassaki (1997) and the laws and decrees to approach the theme of disabled people. On the other hand, to address organizational communication I used renowned authors from the area such as Kunsch (2003;2009) Torquato (2009) Nassar (2009), Rudimar Baldissera (2008) and to understand the concept of publics, it was used the author Fábio França (2012). After the research it was concluded that is indispensable to the Public Relations professional to strategically think about this publics and that exists many possible actions to contribute to the inclusion of the disabled people in the organizational context.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação organizacionalpor
dc.subjectPessoas com deficiênciapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectOrganizational communicationeng
dc.subjectDisabled peopleeng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectAccessibilityeng
dc.titleAções de relações públicas para a inclusão das pessoas com deficiência no âmbito organizacionalpor
dc.title.alternativePublic relations actions to the inclusion of disabled people in the organizational contexteng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCurso de Comunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.resumoEsta monografia tem como objetivo sugerir ações de relações públicas visando promover a inclusão das pessoas com deficiência no âmbito organizacional. Para isso, elegeram-se como objetivos específicos: articular os conceitos de comunicação e acessibilidade; traçar o perfil da pessoa com deficiência que está no mercado de trabalho, e; identificar a relação dessas pessoas com o ambiente organizacional. Ao final do trabalho, buscou-se compreender como as práticas de relações públicas podem contribuir para a inclusão das pessoas com deficiência no âmbito organizacional, considerando que as pessoas com deficiência geralmente são esquecidas pelos profissionais de comunicação. Para a elaboração desta monografia as técnicas utilizadas foram: a pesquisa bibliográfica, de modo a se cotejar o referencial teórico; a observação não participante, no intuito de se compreender o contexto das pessoas com deficiência; a entrevista em profundidade, para se obterem algumas informações mais específicas; e o questionário, para se conhecer o perfil da pessoa com deficiência que se encontra no mercado de trabalho e sua relação com o ambiente organizacional. Para o embasamento teórico da pesquisa, utilizou-se o autor Romeu Sassaki (1997) e, com base nas leis e decretos, abordou-se o tema da pessoa com deficiência. Para tratar acerca do conceito de comunicação organizacional, utilizaram-se autores renomados da área, tais como: Kunsch (2003; 2009); Torquato (2009); Nassar (2009); Rudimar Baldissera (2008), e, para se entender o conceito de “públicos”, foi utilizado Fábio França (2012). Com base na pesquisa, observou-se que é imprescindível que o profissional de relações públicas pondere estrategicamente de acordo com esses públicos, e que existem muitas ações possíveis para se contribuir com a inclusão da pessoa com deficiência no âmbito organizacional.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples