Mostrar registro simples

dc.creatorMartins, Simone da Silva
dc.date.accessioned2021-05-12T20:19:56Z
dc.date.available2021-05-12T20:19:56Z
dc.date.issued2019-08-30
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/20857
dc.description.abstractThis work presents a suggested activity that addresses the Pigeonhole Principle by solving problems in Elementary School. The goal is to show how a content studied in Master's degree in Mathematics can be performed in Elementary School, which is attended by the author of this work, bringing benefits to the school and consequently for learning students. The difficulty of these activities increases gradually so that the first uses concrete material, the second is related to everyday issues and requires abstraction and, the third and last activity, is a much more complex challenge. How these activities were performed in a class of ninth grade of Elementary School in a public school in Porto Alegre - RS and the results presented by the students are exposed and analyzed in the course of this dissertation. This work is closed concluding that the activities have reached their goals.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectPrincípio da Casa dos Pombospor
dc.subjectResolução de problemaspor
dc.subjectMath educationeng
dc.subjectPigeonhole principleeng
dc.subjectProblem solvingeng
dc.titleUma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemaspor
dc.title.alternativeAn approach to the piegeonhole principle in elementary school through the problem solvingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma sugestão de atividade que aborda o Princípio da Casa dos Pombos através da Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. O objetivo é mostrar como um dos conteúdos estudados no Mestrado Profissional de Matemática pode ser aplicado no Ensino Fundamental, que é o público atendido pela autora deste trabalho, trazendo benefícios para as aulas e consequentemente para o aprendizado dos alunos. A dificuldade dessas atividades aumenta gradualmente de forma que a primeira utiliza material concreto, a segunda está relacionada com questões do cotidiano dos alunos e exigem abstração e, a terceira e última atividade, é um desafio bem mais complexo. A forma como essas atividades foram executadas em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal de Porto Alegre - RS e os resultados apresentados pelos alunos são expostos e analisados no decorrer desta dissertação. Encerra-se o trabalho concluindo-se que as atividades atingiram seus objetivos.por
dc.contributor.advisor1Tonet, Luciane Gobbi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2967237846212650por
dc.contributor.advisor-co1Noguti, Fabiane Cristina Höpner
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247690905207985por
dc.contributor.referee1Rachelli, Janice
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5849885985531239por
dc.contributor.referee2Cesca Filho, Vitalino
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048422446197920por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4233024255690643por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Naturais e Exataspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International