dc.creator | Martins, Simone da Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-05-12T20:19:56Z | |
dc.date.available | 2021-05-12T20:19:56Z | |
dc.date.issued | 2019-08-30 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/20857 | |
dc.description.abstract | This work presents a suggested activity that addresses the Pigeonhole Principle by solving
problems in Elementary School. The goal is to show how a content studied in Master's degree
in Mathematics can be performed in Elementary School, which is attended by the author of
this work, bringing benefits to the school and consequently for learning students. The
difficulty of these activities increases gradually so that the first uses concrete material, the
second is related to everyday issues and requires abstraction and, the third and last activity, is
a much more complex challenge. How these activities were performed in a class of ninth
grade of Elementary School in a public school in Porto Alegre - RS and the results presented
by the students are exposed and analyzed in the course of this dissertation. This work is
closed concluding that the activities have reached their goals. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Ensino de matemática | por |
dc.subject | Princípio da Casa dos Pombos | por |
dc.subject | Resolução de problemas | por |
dc.subject | Math education | eng |
dc.subject | Pigeonhole principle | eng |
dc.subject | Problem solving | eng |
dc.title | Uma abordagem para o princípio da Casa dos Pombos no ensino fundamental através da resolução de problemas | por |
dc.title.alternative | An approach to the piegeonhole principle in elementary school through the problem solving | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma sugestão de atividade que aborda o Princípio da Casa dos
Pombos através da Resolução de Problemas no Ensino Fundamental. O objetivo é mostrar
como um dos conteúdos estudados no Mestrado Profissional de Matemática pode ser aplicado
no Ensino Fundamental, que é o público atendido pela autora deste trabalho, trazendo
benefícios para as aulas e consequentemente para o aprendizado dos alunos. A dificuldade
dessas atividades aumenta gradualmente de forma que a primeira utiliza material concreto, a
segunda está relacionada com questões do cotidiano dos alunos e exigem abstração e, a
terceira e última atividade, é um desafio bem mais complexo. A forma como essas atividades
foram executadas em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública
municipal de Porto Alegre - RS e os resultados apresentados pelos alunos são expostos e
analisados no decorrer desta dissertação. Encerra-se o trabalho concluindo-se que as
atividades atingiram seus objetivos. | por |
dc.contributor.advisor1 | Tonet, Luciane Gobbi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2967237846212650 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Noguti, Fabiane Cristina Höpner | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1247690905207985 | por |
dc.contributor.referee1 | Rachelli, Janice | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5849885985531239 | por |
dc.contributor.referee2 | Cesca Filho, Vitalino | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0048422446197920 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4233024255690643 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Matemática | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Naturais e Exatas | por |