Educação em saúde para a prevenção de quedas em idosos
Resumo
Introdução: o envelhecimento predispõe às síndromes geriátricas, como as quedas.
Estas geram consequências à saúde e qualidade de vida do idoso e são um
problema de saúde pública devido ao impacto financeiro, social e em saúde.
Observa-se a necessidade de trabalhos voltados à prevenção de quedas nos
diferentes níveis de atenção à saúde. O presente trabalho tem como objetivo
fortalecer atitudes favoráveis para a prevenção de quedas em idosos. Metodologia:
trata-se de um projeto de intervenção criado a partir das vivências da equipe de
residentes multiprofissionais. Após de uma conversa com os profissionais da equipe
de saúde da Unidade Cirúrgica de um hospital, foram criadas propostas de
instrumentos para educação em saúde para prevenção de quedas, sendo estes: um
folder com checklist de cuidados, um vídeo e jogos educativos. Resultados e
discussão: os materiais foram elaborados a partir de busca à literatura e com
metodologias específicas, e então foram apresentados à equipe multiprofissional de
referência da unidade. Não foi possível realizar a intervenção com os idosos
internados em função da pandemia da COVID-19. Os resultados dessa etapa foram
descritos em relato de experiência. Os materiais mostraram-se como tecnologias
capazes de instrumentalizar os profissionais, contribuindo para o compartilhamento
dos conhecimentos. A educação e a saúde são consideradas práticas indissociáveis,
capazes de promover autonomia ao sujeito. Assim, deve ocorrer o fortalecimento
das práticas de educação em saúde visando a prevenção de quedas, a melhora da
saúde e da qualidade de vida em meio à sua realidade.
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