dc.contributor.advisor | Madruga, Lúcia Rejane da Rosa Gama | |
dc.creator | Guedes, Eleanara Pereira | |
dc.date.accessioned | 2016-08-31T11:37:28Z | |
dc.date.available | 2016-08-31T11:37:28Z | |
dc.date.issued | 2012-03 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2103 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública, RS, 2012. | por |
dc.description.abstract | This study aims to investigate the practice of strategic planning and management in two academic units of the Federal University Santa Maria - UFSM: The Polytechnic and the College of Letters Arts Center. To perform this study used qualitative research through a case study. Data were collected and analyzed through a literature review, the institution's documents and preceded by interviews, in order to understand the subject in focus. To perform the administrative and academic development UFSM, the institution has the Institutional Development Plan which is the instrument used to generate the integration between the planning units and subunits and Management Plan which aims to give a general guideline that should guide the planning and management of other hierarchical levels. The Strategic Planning as a management practice in units of the institution presents itself as a challenge to be overcome. Therefore, the survey results show that the Strategic Planning process as a management practice in the unit of the Center for Arts and Letters presents some difficulties that need to be remedied until maturity of the plan, through learning processes, and changes organizational development. While, in the unity of the Polytechnic College Strategic Planning presents itself as an established practice since 2008, but in need of adjustments that allow greater fluidity in the development process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Setor público | por |
dc.subject | Planejamento estratégico | por |
dc.subject | Unidades universitárias | por |
dc.subject | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.title | Planejamento estratégico em unidades universitárias: um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Administração e Gestão Pública | por |
dc.description.resumo | Este estudo tem por objetivo investigar o Planejamento Estratégico (PE) como prática de gestão em duas unidades universitárias da Universidade Federal Santa Maria – (UFSM): O Colégio Politécnico e o Centro de Artes de Letras (CAL). Para realizar este estudo se utilizou a pesquisa qualitativa por meio de estudo de caso. Os dados foram coletados e analisados por meio de levantamento bibliográfico, documentos da UFSM e precedidos por entrevistas, a fim de compreender o tema em foco. Para realização do desenvolvimento acadêmico e administrativo da UFSM, a instituição conta com o Plano Desenvolvimento Institucional (PDI) que é o instrumento utilizado para gerar a integração entre o planejamento nas unidades e subunidades e o Plano de Gestão o qual visa dar uma diretriz geral que deverá orientar o planejamento e a gestão dos demais níveis hierárquicos. O PE como prática gerencial em unidades da instituição apresenta-se como um desafio a ser superado. Portanto, os resultados da pesquisa mostram que o processo de PE como prática de gestão na unidade do CAL apresenta-se com algumas dificuldades que precisam ser sanadas até chegar à maturidade de planejar, passando por processos de aprendizagem, mudanças e desenvolvimento organizacional. Enquanto, que na unidade do Colégio Politécnico o PE apresenta-se como uma prática consolidada, desde 2008, porém com necessidades de ajustes que possibilitem maior fluidez no desenvolvimento processo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Sociais e Humanas | por |