Proposta de um modelo de mensuração do impacto de indicadores de desenvolvimento de mercado
Visualizar/ Abrir
Data
2020-03-01Primeiro membro da banca
Neuenfeldt Júnior, Alvaro Luiz
Segundo membro da banca
Veiga, Claudimar Pereira da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
As estratégias e ações de desenvolvimento de mercado desempenham função fundamental para captação e retenção de consumidores, e desse modo geram influência nos resultados financeiros das companhias. Além de criar e aprimorar as estratégias e ações de desenvolvimento de mercado, a realização de procedimentos que mensurem o impacto causado por essas técnicas também é necessária. Os indicadores de desempenho, por sua vez, são variáveis de monitoramento que auxiliam na tomada de decisão e na elaboração de planos de ação, de modo que exercem importante função na mensuração de desempenho das companhias. Desse modo, este estudo possui como objetivo propor um modelo de mensuração do impacto de indicadores de desenvolvimento de mercado para aumentar o desempenho de organizações. Após a realização de revisões sistemáticas que embasaram as principais informações para a execução da pesquisa, foi elaborada uma proposta teórica de indicadores de desempenho agrupados em etapas que segmentam o processo de desenvolvimento de mercado. A proposta teórica foi validada por especialistas da área de desenvolvimento de mercado, conforme a elaboração de um instrumento de pesquisa que abordou questões relacionadas as etapas e indicadores propostas. Dessa forma, a pesquisa apresenta três etapas e dezoito indicadores de desenvolvimento de mercado desenvolvidos conforme artigos da literatura científica e percepções de especialistas da área. Assim que ratificada a proposta, o modelo de mensuração foi aplicado em duas empresas do setor de bebidas não alcoólicas, na qual funcionários da área de desenvolvimento de mercado responderam questões referentes ao impacto e a relação entre os indicadores estabelecidos. O software MONNA processou essas respostas e auxiliou na mensuração dos indicadores. Consequentemente, foi realizada a avaliação dos resultados da mensuração, de modo que os impactos dos indicadores denominados como Consumidores, Concorrentes, Market Share e Treinamento se destacaram. A pesquisa demonstra a relevância dos indicadores nas etapas em que estão inseridos, assim como a influência gerada entre indicadores de diferentes etapas. Dessa forma, o estudo colabora com as pesquisas existentes e fornece um modelo flexível e de auto diagnóstico que orienta as empresas em suas decisões, de modo que, identifica os indicadores de desenvolvimento de mercado de maior impacto, assim como os segmenta em estágios que representam a ordem cronológica do processo de desenvolvimento de mercado.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: