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dc.contributor.advisorHenz, Celso Ilgo
dc.creatorGraciolli, Nilta de Fátima Hundertmarck
dc.date.accessioned2016-09-01T12:22:07Z
dc.date.available2016-09-01T12:22:07Z
dc.date.issued2008-02-01
dc.date.submitted2007
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2113
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2007.por
dc.description.abstractThe aim of this paper is research how fairy tales can, or cannot, help the learning of a democratic organizing culture at school. This work was made between the second semester 2007 and the first semester 2008 at elementary school in Boca do Monte with sixteen students from the third grades. For this, I watched, interviewed and made questions. Building a democratic and humanized classroom is a challenge for education, for the fairy tales can help us to be free, to be awake teachers and reader pupils that their participation is essential in decisions and for helping a democratic organizing culture at school. So, we have the fairy tales like precious resources to proportion this. The results made possible to conclude that the kids who thought they were rude changed their way. Families, teachers, and management started to participate helping to build a library. It shows that the possibilities to build a democratic organizing culture increase when the school community works together.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistórias infantispor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectDemocraciapor
dc.titleVivenciando e aprendendo uma cultura organizacional democrática com as histórias infantispor
dc.title.alternativeLiving and learning a democratic organizing culture with fairy taleseng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoNesta pesquisa buscou-se investigar de que maneira as histórias infantis podem, ou não, contribuir na aprendizagem de uma cultura organizacional democrática e humanizadora no ambiente escolar. Realizou-se este estudo no segundo semestre de 2007 e primeiro semestre de 2008 em uma escola de ensino fundamental, da rede municipal de ensino de SM/RS, localizada na Zona Rural no Distrito de Boca do Monte, atendendo uma turma do 3º ano com dezesseis alunos. Metodologicamente, adotou-se uma abordagem qualitativa, constituindo-se em uma pesquisa com características de pesquisação. Para isso foram utilizados alguns instrumentos: a observação participante, entrevistas, questionários, atividades a partir de histórias infantis trabalhadas. Construir um ambiente democrático, humanizador se constitui em um desafio para a educação, uma vez que as histórias infantis podem ser subsídios para a libertação, despertando nos educadores e educandos leitores a compreensão de que a sua participação é fundamental nas decisões e discussões, a fim de que contribuam para a construção de uma cultura organizacional democrática na escola. Assim, aponta-se as histórias infantis como recursos preciosos para proporcionar essas vivências democráticas-humanizadoras. Observamos que os educandos que se consideravam "porcos espinhos", modificaram muitas atitudes, melhorando a (con)vivência e a participação. No decorrer do trabalho, as famílias, educadores, equipe diretiva começaram a participar, ajudando na confecção de recursos e na montagem de uma biblioteca. Isso sinaliza que as possibilidades para a construção de culturas democráticas-humanizadoras se ampliam quando a comunidade escolar se une.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

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