Navegação Programa de Pós-Graduação em Geografia por assunto "Educação do campo"
Itens para a visualização no momento 1-5 of 5
-
A escola do campo e o território-teia- (multi)dimensional-territorial do distrito de Arroio Grande, Santa Maria/RS
(2022-02-22)O conceito de território é utilizado como ferramenta de investigação desta pesquisa, visto que o mesmo é palco e resultado de conflitualidades e disputas de poder. A partir da problemática apresentada, perguntou-se sobre ... -
Educação e território: o protagonismo do movimento dos trabalhadores rurais sem terra na luta pela educação do campo no assentamento Roseli Nunes em Santana do Livramento/RS
(2022-02-22)O capital visa promover a destruição do campesinato, ampliando o espaço de produção e (re)definindo as relações sociais no território sob uma ótica lucrativa. Em oposição a este processo, emerge no contexto social, um ... -
O processo de desterritorialização das escolas no campo em Restinga Sêca - RS
(2022-06-14)Desterritorializar é desfazer, destruir, retirar o que estava posto. O fechamento de Escolas no Campo de Restinga Sêca-RS desconstituiu uma territorialização, escolas que foram construídas, pessoas que habitavam o campo, ... -
As políticas públicas educacionais para educação do campo: o caso de escolas em assentamentos de reforma agrária do município de Santana do Livramento/RS
(2023-06-19)Investigar como e se as Políticas Públicas Educacionais voltadas para a Educação do Campo são efetivadas em escolas municipais, situadas dentro de assentamentos de reforma agrária do município gaúcho de Santana do Livramento, ... -
Desafios das licenciaturas em educação do campo no estado do Paraná : lutas e conquistas das lideranças camponesas (2007-2020)
(2020-08-17)Nos dias atuais, é imprescindível vincular a escola do campo com os movimentos de luta pela terra no Brasil. Os movimentos socioterritoriais do campo, a partir de articulações locais, regionais, com abrangência nacional e ...