A gestão das práticas pedagógicas e a articulação do brincar nos tempos e espaços da escola de educação infantil: um olhar sobre o autismo
Resumo
A temática central desta pesquisa é a gestão pedagógica e o brincar como prática
pedagógica proposta às crianças com autismo na educação infantil. O objetivo geral
foi compreender de que forma o brincar é articulado nas propostas pedagógicas às
crianças com autismo na Educação Infantil. E os específicos: analisar se a gestão
pedagógica da escola potencializa o brincar como ferramenta pedagógica na
inclusão de crianças com autismo e verificar como o brincar está contemplado nos
pareceres e planos de atendimento de crianças com autismo em uma escola de
educação infantil. A metodologia utilizada para a abordagem do tema foi o estudo de
caso, por meio de pesquisa documental. Primeiramente pretendeu-se analisar
planos e pareceres pedagógicos, entretanto, nos planos, o brincar não estava
presente, analisando-se então somente os pareceres. O brincar é constitutivo do
sujeito, por meio dele a criança se expressa, assim foi possível constatar que é
fundamental que este seja pensado como prática pedagógica. Ao se tratar de
educação infantil, é essencial que a gestão pedagógica articule o brincar como
prática pedagógica, conduzindo esforços, recursos e ações que promovem a
aprendizagem e/ou a retomada da constituição da criança com autismo. Em alguns
casos o brincar se apresenta empobrecido, assim a intervenção do professor tornase
de grande valia visto que o docente é a ancoragem da criança na escola. Sugerese
mais estudos com essa abordagem possibilitando que profissionais da área,
certifiquem-se da sua importância na trajetória da criança, e de como o brincar
interfere na constituição e estruturação das crianças.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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